SAÚDE E BEM-ESTAR

Outono pede reforço extra para imunidade; veja dicas para blindar o organismo

Izamara Arcanjo
Especial para o Hoje em Dia
Publicado em 11/04/2022 às 07:00.
Alimentação balanceada e suplementação de vitaminas e minerais são fundamentais para uma boa saúde, diz especialista (Pixabay)

Alimentação balanceada e suplementação de vitaminas e minerais são fundamentais para uma boa saúde, diz especialista (Pixabay)

O outono já deu as caras e, com a mudança de estação, os dias seguem quentes. À noite, porém, termômetros caem. A amplitude térmica e a baixa umidade do ar são características do período, que justamente por isso pede cuidados com a saúde.

Na transição do verão para o outono é comum sentirmos cansaço, maior propensão a gripes e alergias, bem como mais sensibilidade às inflamações. Médicos alertam que de março a junho é preciso caprichar mais na alimentação, de modo a garantir um reforço na imunidade.

Segundo a médica e nutróloga Ana Cláudia Cansado, é fundamental o fortalecimento do tripé sono de qualidade - atividade física - alimentação. “No caso da alimentação, frutas e legumes que sejam ricos em vitaminas C devem ser priorizados neste período, como acerola, laranja e kiwi”. 

A vitamina C é forte aliada no reforço do sistema imunológico e por incentivar o organismo a produzir glóbulos brancos, diz a especialista. Faz com que o corpo se torne mais eficiente no combate a vírus e bactérias. A nutróloga ainda avalia que também são importantes alimentos fontes de ômega 3, proteínas e vitaminas do complexo B.

“Neste aspecto, faço um alerta especial para os vegetarianos, pois eles têm menos contato com a vitaminas B12, encontrada principalmente nas carnes vermelhas. Ela também pode ser encontrada em ovos e em peixes, como salmão”, esclarece Ana Cláudia.

Reforço necessário
“A alimentação é, sem dúvidas, a maior fonte de vitaminas e proteínas. Porém, nem sempre o que está no prato durante as refeições é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de algumas pessoas. Nesses casos, a suplementação é uma das alternativas mais eficazes, sobretudo para quem tem o sistema debilitado, não se alimenta corretamente e/ou tem tendência a ficar resfriado com frequência nesse período do ano”, destaca Ana Cláudia.

Para tratar quadros assim, a médica afirma que é necessária a suplemen-tação. Um importante suplemento é o Zinco. “Estudos indicam que a ingestão diária desse mineral pode reduzir em mais de 30% as chances de gripe comum”, acrescenta. 

A nutróloga, que é especialista em medicina integrativa, lembra que a deficiência desse elemento no organismo pode ocasionar fadiga, fraqueza muscular, queda de cabelo e, em casos extremos, infertilidade.

“Nem sempre o que está no prato durante as refeições é suficiente para suprir as necessidades nutricionais de algumas pessoas. Nesses casos, suplementação é uma das alternativas mais eficazes”

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por