Moradores de Belo Horizonte poderão realizar testes gratuitos de glicemia e hemoglobina, capazes de detectar pré-diabetes, nesta sexta-feira (31), das 9h às 22h, no Shopping Cidade, na região central. O atendimento ainda inclui aferição de peso, altura e circunferência abdominal, com orientação de profissionais de saúde. .
A iniciativa faz parte do movimento “Antes que Vire”, promovido pela ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes e a Merck. O objetivo é identificar casos de pré-diabetes e alertar para a importância do diagnóstico precoce, já que a condição pode evoluir para o diabetes tipo 2 se não tratada a tempo.
De acordo com a endocrinologista Glaucia Duarte, da ADJ Diabetes Brasil, o pré-diabetes deve ser tratado como uma condição real e não como um simples alerta. “O pré-diabetes não é uma predoença e sim, uma parte inicial da condição clínica chamada diabetes, que pode trazer consequências para saúde independentemente da fase”, explica.
Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que mais de 15 milhões de brasileiros têm glicose em jejum alterada e outros quase 18 milhões apresentam tolerância diminuída à glicose - indicadores de risco para o desenvolvimento da doença.
Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), exames de glicemia e hemoglobina glicada devem ser feitos anualmente a partir dos 35 anos, ou antes, no caso de pessoas com fatores de risco como obesidade, histórico familiar ou síndrome dos ovários policísticos.
Serviço:
Movimento “Antes que Vire” - Testes gratuitos de glicemia e hemoglobina glicada
Data: 31 de outubro (quinta-feira)
Horário: 9h às 22h
Local: Shopping Cidade - Rua dos Tupis, 337, Centro, BH
Leia mais: