100% brasileira

UFMG recruta voluntários de 55 a 85 anos para testes da vacina SpiN-TEC contra Covid-19

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
10/12/2022 às 17:27.
Atualizado em 10/12/2022 às 17:32
A fase 1 dos testes da SpiN-TEC MCTI deve se estender até março do ano que vem (CTVacinas / UFMG)

A fase 1 dos testes da SpiN-TEC MCTI deve se estender até março do ano que vem (CTVacinas / UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está recrutando voluntários de 55 a 85 anos para testes da fase 1 da vacina SpiN-TEC MCTI, contra Covid-19, 100% brasileira, desenvolvida pela equipe do CTVacinas.

Estão sendo recrutados dois grupos de voluntários, segundo a UFMG. O primeiro reúne pessoas de 18 a 54 anos e o segundo, de 55 a 85. Já se inscreveram mais de 1,5 mil pessoas, entretanto poucas fazem parte da segunda faixa etária. Segundo os pesquisadores, é preciso encontrar indivíduos que preencham todos os requisitos para participar dos testes, o que dificulta o processo.

Em relação à fase 1, que reunirá 72 voluntários, os critérios para participar dos testes são idade de 18 a 85 anos, ser saudável, não ter tido Covid-19, ter recebido as duas doses iniciais da vacina CoronaVac e uma dose de reforço da Pfizer, há pelo menos nove meses, além de residir em Belo Horizonte durante os 12 meses de estudo. No caso das mulheres, não podem estar grávidas nem amamentando.

Nessa estapa do etste da vacina os voluntários recebem uma dose que pode ter concentração baixa, média ou alta. A intenção é "verificar os dados de segurança das doses e de imunologia, ou seja, entender como a vacina estimulou o sistema imunológico e qual dose é a ideal para a segurança do paciente", explicou a UFMG.

Cadastro on-line
Os interessados em participar dos testes devem fazer o cadastro pela internet ou pelo WhatsApp (31) 99902-7292. Após essa etapa, os voluntários passarão por triagens e serão submetidos a avaliações clínicas e laboratoriais conduzidas pelo CTVacinas e pela Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac), instalada na Faculdade de Medicina da UFMG.

A fase 1 dos testes da SpiN-TEC MCTI deve se estender até março do ano que vem. A partir de abril de 2023, os voluntários serão chamados para a fase 2 e, no final do próximo ano, devem contribuir com a terceira e última etapa, que contará com cinco mil participantes de todo o país.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por