Sedã elétrico Tesla S já é importado para o Brasil

Hoje em Dia (*)
12/11/2015 às 07:53.
Atualizado em 17/11/2021 às 02:26
 (Tesla Motors/divulgação)

(Tesla Motors/divulgação)

Convencional é um dos adjetivos que não se aplicam a Elon Musk. Homem do Ano em 2013, pela revista Fortune, fundador da plataforma de pagamento online PayPal e bilionário que quer bombardear Marte para tornar o planeta habitável, Musk é o dono da Tesla Motors, montadora norte-americana fundada em 2002, que, em comum com seu empreendedor, é marcada pela inovação.

Carros que possuem filtros contra armas biológicas e superesportivos ecológicos fazem parte do catálogo da empresa. Detalhe importante: toda a linha de produção é focada em automóveis elétricos. É o caso do Tesla S, que passa a ser vendido no Brasil.

Importado pela Direct Imports, o Tesla S é um sedã elétrico que pode ser carregado em tomadas comuns. Encontrado em três versões – 70D, com 329 cv, 85D, com 422 cv, e P85D, com 470 cv –, o esportivo custará a partir de R$ 470 mil no Brasil.

A importadora explica que o preço do automóvel (antes cerca de R$ 600 mil) foi reduzido graças à isenção fiscal de 35% concedida pelo governo federal para carros híbridos ou elétricos. Além disso, os compradores têm direito à isenção do IPI para pessoa física.

E a autonomia?

O modelo mais potente, o P85D, suporta até cerca de 420 quilômetros na estrada sem a necessidade de fazer uma recarga e leva 10 horas para ser carregado em uma tomada de 240 volts.

Mas há uma opção de usar carregadores duplos, reduzindo o tempo para quatro horas. O Tesla S P85D gasta 85 kWh para completar o tanque, ou seja, com no máximo R$ 47,15 é possível reabastecê-lo.

Nem tudo são flores

No mês passado, o Consumer Reports retirou sua recomendação para o Tesla S em uma atualização de seu relatório de confiança do consumidor. O documento também rebaixou a avaliação de confiabilidade para outros modelos de alto desempenho, como os BMW X5 e Série 5 e o Chevrolet Corvette. Pelo Twitter, Elon Musk se defendeu, afirmando que, em modelos novos, os problemas destacados já foram tratados. Também lembrou que, segundo a própria Consumer Reports, 97% dos proprietários de um Tesla S não se arrependem da compra.

*Com Alex Bessas
 

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