Sem saber o que fazer sem o WhatsApp? Confira alternativas ao aplicativo

Da Redação
primeiroplano@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/05/2016 às 14:55.Atualizado em 16/11/2021 às 03:14.
 (Divulgação)
(Divulgação)

O aplicativo de telecomunicações WhatsApp já está bloqueado em todo o país. A suspensão ocorre após decisão judicial da comarca de Lagarto (SE) e é uma reação à decisão da empresa, que pertence ao Facebook, de não colaborar em quebra de sigilo durante investigações criminosas. Se cumprida até o final, o aplicativo ficará bloqueado no Brasil até às 14h da próxima quinta-feira (5).

Para quem utiliza bastante o aplicativo de telecomunicação, uma alternativa que vem aparecendo é o Telegram. Com layout e funcionalidades idênticas ao Whatsapp, o Telegram ainda tem uma vantagem: a utilização pelo computador e por tablets. Além disso, o aplicativo também permite a criação de “super grupos” com até mil integrantes.

Outro recurso do Telegram é a possibilidade de chats secretos, que permite apagar todas as mensagens enviadas entre dois dispositivos sem deixar rastros, além de permitir que somente o destinatário receba a mensagem.

O segundo “concorrente” que ganha com a suspensão do WhatsApp é o Viber, que possui funcionalidades semelhantes ao Skype como envio de mensagens e chamadas gratuitas entre usuários, mas somente entre smartphones.

A terceira opção, menos conhecida, é o Hangouts, do Google. Assim como as anteriores, permite o envio de mensagens instantâneas e áudios além de permitir chamadas com vídeos. No entanto, para utilizar é preciso ter uma conta do Gmail ou do Google+ (rede social da empresa).

Leia mais:

As cinco grandes operadoras de telefonia do país (TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel) receberam a determinação judicial e já estão cumprindo a decisão. A multa para a operadora que desrespeitar a ordem é de R$ 500 mil por dia. 

O bloqueio do Whatsapp não é novidade. Em dezembro do ano passado, o aplicativo deveria ter ficado suspenso por 48 horas para investigações criminais, mas foi liberado antes do prazo. Em fevereiro deste ano, um juiz do Piauí também solicitou a suspenção do aplicativo para forçar a empresa a colaborar com investigações da polícia do Estado relacionadas a casos de pedofilia. A decisão, no entanto, foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Memes

Com a queda do Whatsapp, muitos memes relacionados à suspensão do aplicativo surgiram nas redes sociais, principalmente no Twitter. De Game of Thrones até lamentos de não saber o que fazer com o tempo livre, a internet volta a fazer piada com a situação.

-

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por