(Honda/divulgação)
Entre “Street” e “trail”, ideal para ir ao trabalho, faculdade, academia e passear, encara a cidade “numa boa” ou mesmo uma estradinha de terra bem cuidada. Além do aumento de potência, as principais diferenças em relação à irmã mais velha, que sai de linha, são o novo sistema para reduzir vibrações do motor e informações no painel sobre autonomia, consumo e marcha engrenada. Mas a grande novidade da NC 750X vendida na Europa é a caixa automatizada com dupla embreagem, que não estará disponível por aqui. Com os cilindros quase deitados, sobra muito espaço sobre o motor, de forma que no lugar do tanque há um porta-objetos capaz de levar um capacete. O tanque foi parar sob o banco. Descontração Assento com 83 cm de altura não é para os baixinhos, mas é mais baixo que em muitas motos do mesmo porte. A posição de pilotagem é confortável, com o guidão elevado que mantém as costas retas e os braços relaxados. Coração O motor é silencioso e a vibração é mínima, o novo eixo de balanceamento realmente trouxe melhora perceptível. Com 54,8 cavalos e 6,9 quilos de torque ela acelera firme e tem boas retomadas. Transmissão Seis marchas bem escalonadas, com engates suaves e precisos e, transmissão até a roda por corrente. Boa companheira Com 2,2 m de comprimento e suspensão dianteira em ângulo bem dimensionado, acompanha obedientemente o corpo nas curvas, tornando super leve o controle do guidão. Os assentos do piloto e garupa são grandes e confortáveis e, as pedaleiras bem posicionadas. Suspensão firme e ABS suave A suspensão é confortável e absorve bem as irregularidades do piso. Ela não tem o sistema “combined” que auxilia os pilotos nas frenagens. Na versão com ABS, o sistema é eficiente e tem ação suave na manete e pedal de freio, assim como nas rodas. No bolso Sem ABS, ela custa R$ 28.990, com, 31.100, quase o mesmo que sua principal concorrente a Kawasaki Versys City650, que sai por 31.269. Quanto ao consumo, como o primeiro contato com a moto em seu lançamento foi por poucos quilômetros, só em futuro teste poderemos afirmar. Segundo informações do Instituto Mauá, gira em torno dos 26,7 km/l. *Sérgio Melo viajou a convite da Honda.