Supermercados admitem geração de 10 mil empregos em MG

Iêva Tatiana e Janaína Oliveira - Hoje em Dia
11/02/2014 às 07:50.
Atualizado em 20/11/2021 às 15:56
 (Luiz Costa)

(Luiz Costa)

Os supermercados mineiros vão investir R$ 340 milhões e abrir 85 lojas em 2014, com a geração de 10 mil empregos em Minas Gerais. A expansão será impulsionada por um faturamento de R$ 27,9 bilhões, 3,71% a mais do que no ano passado, segundo dados divulgados na última segunda-feira (10) pela Associação Mineira de Supermercados (Amis).

O otimismo vem do balanço positivo do ano passado, quando o segmento vendeu 4,93% a mais. Contribuem para o cenário o aumento da renda disponível da população, devido ao baixo nível de desemprego, e a proximidade da Copa do Mundo no Brasil, que deverá movimentar os ramos alimentício e de bebidas.

“Estamos bem otimistas, apesar das notícias de uma eventual crise. Acho que o setor ficou muito satisfeito com o ano de 2013. Para 2014, não temos informações de recuo de investimentos. Pelo contrário, novas lojas vão surgir em Minas Gerais, assim como novas reformas”, disse o presidente da Amis, Alexandre Poni, que assumiu na última segunda-feira (10) a gestão da entidade.

Segundo Poni, uma tendência que vem sendo observada e que deverá ser mantida nos próximos meses é a de abertura de lojas de menor porte, dentro de bairros, com menor sortimento de produtos e voltadas para o atendimento da comunidade do entorno.

“A questão da falta de mobilidade em Belo Horizonte dificulta muito a ida às compras e ainda existe carência de estabelecimentos em algumas cidades da região metropolitana e do interior do Estado. Como o consumidor quer comodidade, esperamos ter mais lojas pequenas, de 300 a 500 metros quadrados, associadas a redes”, afirmou Poni.

De acordo com levantamento da Amis, existem, hoje, 52 redes de compras coletivas no Estado, sendo 40 delas filiadas à entidade. “O pequeno não consegue resistir sozinho. Por meio dessas redes, é possível ter melhores condições de compras. Na hora de negociar com um fornecedor, por exemplo, a empresa torna-se um pouco maior quando está ligada a outras, o que facilita as negociações”, diz o vice-presidente Capital da Amis, Gilson de Deus Lopes.

Outra ação da Amis prevista para este ano é o apoio à campanha de desburocratização proposta pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.

“Tenho uma loja de 300 metros quadrados e seis pessoas no escritório cuidando de tributos. Hoje, 20% do meu quadro de funcionários atua na área burocrática. Antes, eu operava com duas pessoas”, afirma Lopes.

Super Nosso planeja abrir cinco lojas neste ano

O Grupo Super Nosso, que inclui as bandeiras Super Nosso e Apoio Mineiro, além da Distribuidora Dec Minas, iniciou o ano com apetite para aquisições e inaugurações. No dia 21 de janeiro, com investimentos de R$ 5 milhões, a rede abriu uma loja gourmet no tradicional bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte.

Serão mais duas unidades ainda no primeiro trimestre deste ano – mais um Super Nosso, no Shopping Contagem, neste mês, e um Apoio Mineiro, em Sete Lagoas, em março –, e outras duas lojas em bairros da capital até o final de 2014. O aporte total é de aproximadamente R$ 20 milhões.

“Nos últimos anos, temos nos voltado para pontos fora da Zona Sul. Já estamos na Pampulha, Cidade Nova, Castelo, entre outros, e agora chegamos a Santa Tereza, um bairro com potencial e muito interessante financeiramente, já que abriga pessoas das classes A, B e C”, diz o diretor comercial do grupo, Rodolfo Nejm. Com a grande aceitação da vizinhança, ele espera recuperar os investimentos em um prazo bem menor do que o período habitual de cinco a oito anos.

A rede espera fechar 2014 com faturamento de R$ 2 bilhões, um acréscimo de mais de 25% sobre o resultado de 2013.
 

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