Tiago Falcone, filho de Marco Falcone, investe em novos sabores de brejas em Londres

Frank Martins - Hoje em Dia
09/08/2015 às 14:32.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:17
 (Marco Falcone)

(Marco Falcone)

Toda boa história é como produzir uma boa cerveja. Ela leva um tempo para ser preparada. Algumas não são precisas. Outras parecem que não vão para frente. Mas quando acerta a mão, o resultado é sensacional.

Com o cervejeiro da Beavertown Brewery, de Londres, e viajante de bicicleta Tiago Falcone, filho do mestre cervejeiro Marco Falcone, da Falke Bier, a sua história no ramo das brejas já parecia estar traçada desde sempre. Só que antes de realmente entrar de vez para esse mundo, ele deu muitas voltas. E não estou me referindo à magrela.

Quando criança, Marco produzia sua cerveja em casa, no longínquo 1988, com Tiago no colo. "Ficava segurando ele e misturando a cerveja no fogão. Lembro-me de uma vez em que coloquei o malte para torrar no forno e ele golfou em mim. Não sei dizer ao certo qual aroma foi o mais marcante para mim", conta o pai coruja que produziu 200 garrafas de cerveja caseira para o aniversário de um do menino.

Depois de 15 anos, Falcone finalmente abriu a sua cervejaria e dali em diante não parou mais de produzir o líquido sagrado. E o envolvimento daquele bebê nos negócios do pai parecia ser questão de tempo. Como realmente foi.

Em 2008, Tiago começou a trabalhar na Falke como aprendiz e foi galgando seu espaço. Concomitantemente, ele cursava faculdade de Direito, na Milton Campos. Quando se tornou mestre cervejeiro, em 2010, Tiago questionou se realmente era aquilo que queria fazer da vida. Sem pensar duas vezes, juntou suas coisas e foi cursar Comunicação Social, em Roma.

Morando sozinho e sem a influência do pai por perto, Tiago viu realmente que queria viver no intenso mundo da cerveja. Começou trabalhando em um beer shop na Itália, e logo foi parar na Inglaterra.

Com a cara e a coragem, bateu à porta de várias cervejarias pedindo emprego e em três semanas estava empregado na cervejaria Beavertown Brewery.

 

Escola inglesa de cerveja se reinventa com a influência dos EUA

Quando a Inglaterra era a maior potência econômica e industrial do mundo, ela também influenciava o ramo cervejeiro de toda Grã Bretanha, Europa e diversas outras partes do mundo.

Seguindo a lógica mercadológica, cervejarias nasceram, cresceram e fundiram com outras, enquanto outras foram compradas, vendidas e fechadas. Com isso, a terra da rainha chegou ao fundo do poço.

A partir de 2006, começou a explosão de micro cervejarias pela capital inglesa que, atualmente, já conta com 50 fábricas. Neste contexto que Tiago Falcone pegou sua bike e foi pedalando para Londres.

A Beavertown Brewery, de propriedade de Logan Plant, filho do lendário vocalista do Led Zepplin, Robert Plant, começou baseada em conhecimentos de homebrewing, como muitas micro cervejarias.

"Entre as cervejas que a Beavertown produz, muitas têm inspiração americana. Com espírito jovem e inovador, têm receitas ousadas que arriscam muitas vezes com fermentação espontânea, envelhecimento em barril e adição de frutas diversas", escreveu Tiago no blog Bom de Copo.

Bebendo da fonte onde o filho se encontra, Marco Falcone chegou a produzir uma cerveja colaborativa entre a Beavertown e a Falke. Esse elixir não foi comercializado, mas novas parcerias estão por vir.

"Somando-se à variedade de bares infinita e eventos cervejeiros acontecendo todos os dias, pode-se dizer que o mosto está fervendo em Londres", afirma Tiago. Que Deus salve a Rainha. E a cerveja também!

 

Assista à matéria sobre cerveja artesanal feita pelo Canal Londres TV com Tiago Falcone:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por