Turismo brasileiro em Portugal sobiu 41%

Portugal Digital/Divulgação
13/07/2012 às 11:04.
Atualizado em 21/11/2021 às 23:32

O turismo brasileiro em Portugal continua em crescimento acentuado e em maio o número de dormidas de brasileiros nas unidades hoteleiras lusas subiu 41% face ao mesmo mês do ano passado, segundo os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Brasil foi mesmo o mercado emissor que mais cresceu. Em segundo lugar vem a Alemanha, cujos turistas realizaram mais 13% de dormidas em maio. E na terceira posição está a Holanda, com um crescimento de 5%.

"Pelo contrário, os mercados italiano e espanhol apresentaram os maiores decréscimos (-12,3% e -10,5%, respetivamente), seguindo-se o britânico e o irlandês. A evolução do mercado espanhol permanece negativa há oito meses consecutivos e a do britânico há quatro", informou o INE. Ainda assim, Espanha e Reino Unido representaram em maio cerca de 30% das dormidas de não residentes.

O crescimento do turismo brasileiro em Portugal foi especialmente expressivo nos hotéis de Lisboa, onde as dormidas de cidadãos brasileiros apresentaram em maio um crescimento homólogo de 48%, uma evolução não acompanhada por qualquer outro mercado emissor. As dormidas de franceses em Lisboa subiram 18% e as de alemães 10%.

Globalmente, as dormidas nos hotéis portugueses em maio desceram 0,9%, uma queda menos acentuada do que a que a hotelaria lusa leva no conjunto do ano: nos primeiros cinco meses a quebra é de 2,3%. Para a descida do turismo em maio contribuiu a crise em Portugal, com os cidadãos portugueses a realizarem menos 10% de dormidas no seu país, ao passo que o turismo estrangeiro até cresceu 2,8%.

A taxa média de ocupação nos primeiros cinco meses do ano foi de 31,5%, mas no mês de maio chegou a 40,5%.

De acordo com as informações do INE, as receitas totais da hotelaria portuguesa tiveram em maio uma descida de 2%, para 172,9 milhões de euros. No acumulado desde janeiro, o montante de proveitos da hotelaria leva uma diminuição de 3,8%, para 582,4 milhões de euros.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por