Turismo cultural

Avianca proporciona conexão do Brasil com os patrimônios da UNESCO na Colômbia

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 21/06/2023 às 14:42.
Bairro La Macarena, em Bogotá (Divulgação/Avianca)
Bairro La Macarena, em Bogotá (Divulgação/Avianca)

Com voos diretos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM) e Belo Horizonte (MG), a Avianca conecta, em até 6 horas, o Brasil com Bogotá, a capital da Colômbia e de onde é possível chegar a alguns dos mais instigantes patrimônios mundiais da humanidade, todos reconhecidos pela UNESCO, a agência das Nações Unidas dedicada a resguardar a cultura em suas diversas manifestações.

Esse é o roteiro ideal para aqueles que gostam de turismo cultural, com ênfase em História e na preservação de patrimônios públicos. Em Cartagena, por exemplo, está o Castillo de San Felipe e, em Bogotá, o Bairro La Macarena, lugares que preservam o passado e revelam detalhes da cultura colombiana. Muitos desses pontos turísticos ainda são desconhecidos dos brasileiros.

Castelo de San Felipe (em Cartagena das Índias)
Localizado em Cartagena das Índias, cidade do Caribe colombiano, a fortaleza é considerada a maior construção feita por espanhóis no continente americano. Presente em diversos embates militares, a construção enfrentou, entre outros, ataques de países como França e Inglaterra. Por sua riqueza histórica foi tombado como patrimônio mundial da UNESCO.

Parque Nacional Los Katios (em Antioquia / Chocó)
Com cerca de 72 mil hectares, o Parque de Los Katios está localizado no noroeste da Colômbia e é formado por colinas baixas, florestas e bacias úmidas. Com uma flora exclusiva da região e animais com risco de  extinção, em 1994 o parque foi declarado patrimônio mundial da UNESCO.

Parque Arqueológico de San Agustín (em Uila)
O parque está em meio a uma paisagem natural e possui o maior conjunto de monumentos religiosos e esculturas megalíticas da América do Sul. As representações de divindades e figuras mitológicas esculpidas de forma abstrata e realista demonstram a grande riqueza cultural que o local abriga.

Centro Histórico de Santa Cruz de Mompox (em Bolívar)
Fundada às margens do rio Magdalena, em 1540, o município de Mompox teve um papel importante na colonização espanhola. Uma de suas principais características é a arquitetura religiosa e residencial.

Santuário de Fauna e Flora de Malpelo (no Valle del Cauca)
A Ilha de Malpelo está localizada a mais de 300 km da costa sul da Colômbia e possui um ecossistema ímpar, com a preservação de espécies aquáticas que correm riscos de extinção, o que contribuiu com sua  classificação como patrimônio mundial da UNESCO.

Paisagem Cultural do Café da Colômbia (em Caldas / Risaralda / Quindío / Valle del Cauca):
Localizado na região cafeeira da Colômbia, esse é considerado um dos melhores destinos rurais para se visitar na América Latina. São diversas paisagens para os turistas conhecerem as belezas naturais do local somadas a uma arquitetura que conecta as casas à natureza. 

Qhapaq Ñan, Caminhos Incas (Nariño)
Ligando 6 países da América do Sul (Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia), o Caminho Inca foi desenvolvido para facilitar a locomoção dos habitantes do Império Inca. A trilha para Machu Picchu é apenas uma pequena parte dessa rota que já cobriu cerca de 30 mil km e no passado foi utilizada como rede de comunicação, defesa e comércio pelo povo Inca. Em 2014 a UNESCO declarou o trajeto como um patrimônio mundial.

Parque Nacional Chiribiquete (Caquetá / Guaviare)
Localizado no nordeste da Amazônia Colombiana, além de ser o maior parque nacional da Colômbia, esse é o maior parque nacional de floresta tropical do mundo. O espaço possui grande biodiversidade e apresenta diversos trabalhos de pinturas rupestres. A beleza das paisagens e sua história fazem desse destino um dos patrimônios mundiais da UNESCO e uma ótima opção de destino de viagem. 

Importante destacar que turistas brasileiros não precisam de visto ou passaporte para entrar na Colômbia: com o RG é possível realizar a entrada no país. O visitante pode permanecer por 90 dias no país nessas condições, com direito a estender o período, mediante solicitação e
autorização. No entanto, é aconselhável se informar sempre sobre todos esses detalhes antes de comprar a passagem.

Mais informações: www.avianca.com/br/pt

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por