Santuário

Basílica, passarela e bondinho são atrações em Aparecida

Construído em 1955, o templo é o maior santuário mariano do mundo e lar atual da imagem da padroeira do Brasil

Do HOJE EM DIA
Publicado em 09/08/2024 às 18:18.
Somente em 2023, 8,8 milhões de pessoas passaram pelo Santuário Nacional da cidade (Marco Ankosqui / MTur)

Somente em 2023, 8,8 milhões de pessoas passaram pelo Santuário Nacional da cidade (Marco Ankosqui / MTur)

Aparecida, também conhecida como Aparecida do Norte, no interior de São Paulo, é o destino religioso mais famoso do Brasil. Somente em 2023, 8,8 milhões de pessoas passaram pelo Santuário Nacional da cidade.
A popularidade do município está ligada principalmente à famosa Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que tem espaço para receber mais de 30 mil devotos em torno do altar e já foi visitada por três Papas: João Paulo II (1980), Bento XVI (2007) e Francisco (2013).

Construído em 1955, o templo é o maior santuário mariano do mundo e lar atual da imagem da padroeira do Brasil.

O complexo da basílica conta ainda com áreas como a Sala das Promessas, a Sala das Velas e o Museu Nossa Senhora Aparecida, que reúne um acervo completo sobre a história da santa. Durante a visita, também vale a pena ir ao Mirante da Torre, que oferece vistas belíssimas em 360°.

Quem visita o destino também precisa conhecer a Matriz Basílica (Basílica Histórica), que foi construída em 1745 em estilo barroco. É possível chegar ao templo por meio da Passarela da Fé, que interliga a igreja antiga à Basílica de Nossa Senhora Aparecida com um trajeto de 392 metros.

Muita gente também aproveita o passeio para embarcar nos bondinhos, que sobem da parte baixa do complexo (área da basílica mais nova) até o Morro do Cruzeiro. Ali, dá para ver esculturas que representam as estações da Via Sacra e ir a um mirante no topo de uma cruz de 23 metros.

A ampla lista de pontos turísticos em Aparecida inclui ainda o Morro do Presépio, a feira livre, o Memorial Redentorista e o Caminho do Rosário, que leva ao Porto Itaguaçu. Foi nessa área que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores em 1717, no rio
Paraíba do Sul.

Por ser uma cidade pequena, Aparecida ainda carece de infraestrutura para comportar tantos visitantes. Por isso, vale a pena procurar hospedagens em municípios próximos. Uma boa sugestão é o Ibis Styles, em Taubaté (SP), que reúne acomodações confortáveis, restaurante e
atrações de lazer a apenas 35 minutos de distância do santuário e das principais atrações da região.

O Ibis Styles foi inaugurado em 2017, na cidade de Taubaté (SP), em uma localização estratégica: a 250 metros da Rodovia Presidente Dutra, com fácil acesso para São Paulo, Rio de Janeiro, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte paulista. A infraestrutura do hotel inclui áreas de lazer (como piscina e espaço kids), restaurante, academia e espaço para eventos.

Mais informações: www.ibisstylestaubate.com.br

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por