
Porto Alegre é o mais novo destino doméstico operado pelo BH Airport. A conexão direta com a capital gaúcha foi inaugurada neste início de setembro, ampliando a oferta de rotas domésticas do terminal internacional mineiro para os passageiros.
Com o lançamento, já são oito novos destinos nacionais, desde 2024: Jacarepaguá (RJ), São José do Rio Preto e Ribeirão Preto (SP), Manaus (AM), Rio Branco (AC), Divinópolis (MG) e Sorriso (MT). Ao todo, o BH Airport atende a mais de 70 rotas nacionais e internacionais.
Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport, diz que a inauguração representa mais uma vitória na missão de conectar Minas a todo Brasil e ao mundo. "Estamos muito felizes em anunciar este voo, que aproxima ainda mais o Sul e o Sudeste, duas regiões tão importantes para o país. É uma rota que fortalece o turismo, estimula os negócios e oferece novas possibilidades de conexão para os passageiros. Belo Horizonte e Porto Alegre têm muito a trocar", afirma Cortês.
Com duas frequências diárias em aeronaves A320, o voo operado pela LATAM tem capacidade para até 176 passageiros. Às terças e quintas, as partidas de Belo Horizonte acontecem às 5h40 e 20h30. Nos demais dias da semana, os horários são às 7h45 e 20h30. As vendas começaram em maio, e o percurso já nasce como uma alternativa prática para quem viaja a lazer ou a trabalho.
A conexão entre as duas capitais é também um convite ao turismo. De um lado, Belo Horizonte oferece um premiado circuito gastronômico, o acesso às cidades históricas e a experiências únicas como Inhotim. Do outro, Porto Alegre combina tradição cultural com um estilo urbano cosmopolita e serve de porta de entrada para a Serra Gaúcha, destino que atrai visitantes durante todo o ano.
Além do turismo, a rota reforça laços econômicos. Minas Gerais, referência em mineração, energia e agroindústria, passa a ter mais integração com o Rio Grande do Sul, polo de inovação, tecnologia e agronegócio. A aproximação amplia as oportunidades de negócios, investimentos e parcerias entre duas economias fundamentais para o PIB do Brasil.
*Diretor executivo da Assimptur
Leia mais: