Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3253-2210

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3253-2210

CONGRESSO

BH mostra força no turismo e coloca Minas no centro de novos negócios para o setor

Evento na capital discute estratégias de preservação ambiental e valorização dos territórios para fortalecer imagem do Estado como polo turístico-cultural

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/09/2025 às 19:57.

Belo Horizonte sedia o 2° Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, de 1 a 3 de outubro, com a proposta de fortalecer a imagem de Minas Gerais como polo turístico-cultural. A edição deste ano acontece no Centro de Convenções da CDL-BH e a programação une palestras e painéis de debate com visitas a três dos roteiros mais procurados por mineiros e visitantes, o Circuito Liberdade, o Santuário do Caraça e o Museu Inhotim. 

“Acredito que o verdadeiro potencial do turismo e da cultura sustentáveis está em integrar crescimento econômico ao fortalecimento das nossas identidades locais”, destaca um dos organizadores do Congresso e estrategista em ESG e inovação criativa, Rodrigo Cezário. “Ao criarmos um espaço como este Congresso, construímos pontes entre inovação e desenvolvimento territorial, demonstrando que é possível impulsionar negócios e transformar territórios de forma sustentável”, completa.

Com venda de ingressos pela Sympla, evento na capital antecede a COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que este ano  será em Belém (PA), em novembro. Tema será debatido também em nível local. Nos dois primeiros dias, nomes renomados do setor turístico nacional e referências regionais se reúnem em painéis temáticos sobre economia criativa, governança cultural e turística, patrimônio vivo, experiências imersivas, ESG (ambiental, social e governança), financiamento e políticas públicas para o turismo sustentável.

A agenda inclui lançamentos, encontros setoriais e visitação ao Circuito Liberdade, no segundo dia. Congresso é uma ação do Plano Diretor do Turismo Verde de Minas Gerais, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com organização de Cezário ESG e Efkaz Turismo.

A secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, que assumiu recentemente a pasta, diz que o Estado está “mostrando ao Brasil e ao mundo que o turismo mineiro é capaz de gerar desenvolvimento, preservar nossa cultura e impulsionar a sustentabilidade". 

Trem da Vale e a Serra do Caraça

A rota até o Caraça partindo de BH no trem da Vale é inédita e ainda não faz parte do pacote turístico da companhia. A ideia é apresentar esse roteiro que estará disponível, em breve, para turistas e viajantes. O trajeto vai até o município de Barão de Cocais - com uma parada estratégica para visitação aos produtos produzidos na região, em parceria com as associações que já atuam na cidade.

De lá, ficará mais fácil chegar ao Santuário do Caraça, destino com cachoeiras de águas cristalinas, patrimônio histórico e o antigo colégio - revelando a força do tempo e da memória. Oportunidade para conhecer produtos da região, como as suculentas e o café com mel.

“Será muito interessante participar e abrir a nossa chácara para os visitantes. Produzo e vendo suculentas há mais de 4 anos. Sem dúvida, uma oportunidade de fazer bons negócios”, diz a  produtora Maria da Conceição Aparecida, que mora em Santana do Morro, uma das vilas do Santuário.

Próxima parada…

Participantes do Congresso que quiserem visitar o Instituto Inhotim terão oportunidade. Na quinta-feira (2) haverá cortesias de entrada. Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o local é reconhecido como o maior museu a céu aberto do planeta e abriga um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil, integrando galerias, jardins e paisagens que recebem milhares de turistas todos os anos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por