Na Serra Gaúcha

Conheça Antônio Prado, reconhecida pela ONU como uma das melhores vilas do mundo

Com uma arquitetura histórica preservada, destino se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul

Cláudio Lacerda Oliva*
Publicado em 22/10/2025 às 19:02.Atualizado em 22/10/2025 às 19:34.
Reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages by UN Tourism coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta (Divulgação/Prefeitura de Antônio do Prado)
Reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages by UN Tourism coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta (Divulgação/Prefeitura de Antônio do Prado)

Antônio Prado, na Serra Gaúcha, foi reconhecido pela ONU Turismo como uma das Melhores Vilas Turísticas do Mundo. O anúncio ocorreu na cidade de Huzhou, na China, durante a cerimônia global  do principal organismo das Nações Unidas para o setor.

O reconhecimento internacional do programa Best Tourism Villages by UN Tourism coloca Antônio Prado entre os destinos turísticos mais sustentáveis e inovadores do planeta e premia o município no ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul.

Com uma arquitetura histórica preservada – herança italiana e paisagens deslumbrantes –, Antônio Prado se consolida como um dos tesouros turísticos do Rio Grande do Sul. O município tem em seu Centro Histórico o mais autêntico conjunto arquitetônico da imigração italiana no Brasil. São 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), compondo um rico patrimônio histórico e arquitetônico.

Além das construções, o município oferece experiências como a Festa Nacional da Massa (FenaMassa), a Noite Italiana, o Vino in Piazza, filós típicos e cenários destacados por gravações de filmes e comerciais, como a Linha 21 de Abril e as belezas do interior. Outra forma de valorização é por meio dos saberes tradicionais, fortalecendo a transmissão de saberes entre gerações.

O município foi selecionado entre mais de 270 candidaturas de 65 países e é o único representante brasileiro na edição 2025 do selo. No Brasil, apenas uma localidades recebeu o título anteriormente: em 2021, a Rota do Enxaimel, em Pomerode-SC.

Sustentabilidade em três dimensões

A candidatura de Antônio Prado foi construída com base em um projeto integrado, que reflete as três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Entre as ações que se destacaram estão a proteção da Mata Atlântica, o Plano Municipal de Saneamento Básico, a criação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas e o incentivo à energia solar.

Na área social, o município promove inclusão digital e social no meio rural, valorização da cultura imigrante italiana, incentivo ao protagonismo feminino e juvenil e manutenção de uma gestão participativa, com conselhos e deliberações coletivas.

Do ponto de vista econômico, o turismo é um importante motor do desenvolvimento local, com programas como Invista no Turismo de Antônio Prado, Desenvolve Antônio Prado e o Cidade Empreendedora, que fortalecem micro e pequenas empresas, valorizam a agricultura familiar e ampliam as oportunidades de renda e empreendedorismo.

Patrimônio histórico e identidade cultural

Reconhecida como a Cidade Mais Italiana do Brasil, Antônio Prado abriga o maior acervo arquitetônico referente a imigração italiana do país, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As 48 construções preservadas, o idioma talian nas escolas, a religiosidade, a gastronomia, o artesanato, grupos folclóricos, o tradicional Filó Italiano e eventos como a FenaMassa, Noite Italiana e Vino in Piazza consolidam o município como um destino autêntico, que une história, gastronomia e hospitalidade.

*Diretor executivo da Assimptur

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por