Cultura

Exposição 'Rumos de Minas' destaca cidades do interior do Estado

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
07/04/2023 às 12:11.
Atualizado em 07/04/2023 às 15:01
Exposição Rumos de Minas na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes (Divulgação)

Exposição Rumos de Minas na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes (Divulgação)

Está em cartaz na Galeria Mari´Stella Tristão, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exposição "Rumos de Minas", que apresenta o resultado da incursão do projeto em 50 cidades mineiras, nos últimos 12 meses. A produção tem o objetivo de identificar, registrar e preservar a memória de ativos culturais do estado. O "Rumos de Minas" tem o patrocínio da Gerdau e a GSM Mineração (Grupo Avante), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado.

A exposição convida o público a imergir nas peculiaridades históricas e socioculturais das cidades visitadas, por meio de depoimentos, acervos e curiosidades colhidas durante as viagens. Os visitantes vão encontrar um ambiente interativo, no qual poderão explorar ativos patrimoniais, passear por festas e expressões culturais, e apreciar a arquitetura, a gastronomia e o patrimônio natural das localidades que ficam ao longo da Via Liberdade, rota turística que tem 70% do seu trajeto dentro do estado de Minas Gerais. O circuito tem como referência a BR-040 e passa também pelos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

(Divulgação)

(Divulgação)

De acordo com a diretora-presidente do Instituto Periférico, Gabriela Santoro, "a exposição é um local de encontro dos mineiros com a mineiridade, por meio de um recorte sensorial de todo material produzido nas cidades visitadas, mostrando de maneira viva os patrimônios materiais e imateriais que formam a identidade do povo. Visitar a exposição é viajar por Minas Gerais com um olhar voltado para a riqueza dos nossos saberes e fazeres."

Para o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Reis, é com grande alegria que o Palácio das Artes recebe a exposição "Rumos de Minas". "Essa mostra, que ocupa a Galeria Mari'Stella Tristão, nos revela um olhar apurado a respeito das muitas culturas que fazem parte de nossa assinatura como povo, além de promover uma imersão intimista pela riqueza patrimonial, histórica e cultural da Via Liberdade. São múltiplas manifestações artístico-culturais de uma gente que tem orgulho de pertencer a essa terra e celebrar a própria Mineiridade."

Entre os atrativos redescobertos durante as viagens da equipe estão a manifestação cultural Caretagem, de Paracatu, o pastel de angu de Itabirito, as violas de Queluz de Conselheiro Lafaiete, os sinos de São João Del Rei e as pinturas rupestres de Andrelândia. Também foi possível mergulhar na literatura de Andrequicé, nos bordados e crochês das tecelãs de Brumal e na rapadura de Itaguara.

"É uma grande satisfação para a Gerdau fazer parte do "Rumo de Minas", que valoriza a história e a cultura regional no nosso estado, registrando a nossa mineiridade nos quatro cantos do estado. A Gerdau, uma empresa mineira de coração, reconhece a abundância cultural de Minas Gerais, onde cada lugar tem uma história para contar, um artesanato diferente, uma culinária encantadora. A exposição é um reconhecimento profundo das tradições e da riqueza dos mineiros e traz para a capital toda esta potência", destaca Wendel Gomes, diretor da Gerdau.

(Divulgação)

(Divulgação)

"O Grupo Avante tem como premissa uma atuação próxima das comunidades onde atua e investe em iniciativas que promovam a cultura local. O patrocínio ao projeto "Rumos de Minas" dialoga diretamente com as premissas do pilar Comunidade e dá projeção às potencialidades turísticas e de fomento à valorização da identidade das comunidades das 50 cidades mineiras registradas ao longo de um ano, por meio da preservação da memória e da cultura local", ressalta a coordenadora de Projetos Sociais do Grupo Avante, Mariana Morales.

A exposição tem curadoria de Bellini Andrade, Chico de Paula e Lílian Nunes. Ela fica em cartaz até 21 de maio, podendo ser visitada gratuitamente de terça a sábado, das 9h30 às 21h, e domingo, das 17h às 21h. O Palácio das Artes fica na Avenida Afonso Pena, 1537, Centro - Belo Horizonte.

Projeto "Rumos de Minas"
O "Rumos de Minas" visitou, nos últimos 12 meses, 50 cidades no estado de Minas Gerais, com a intenção de registrar os patrimônios mineiros a partir de atrativos que definissem a mineiridade a partir de sua essência. Os atrativos foram divididos entre Arquitetura, Artesanato, Cozinha, Expressões, Festas, Natureza e Objetos.

O projeto propôs um novo olhar sobre as riquezas naturais, patrimoniais e bens culturais em cidades bem pitorescas que abrigam a nossa gente, registrando hábitos e costumes, particularidades geográficas e arquitetônicas, culinária típica, atrativos turísticos e históricos, festas populares, lugares e paisagens de diversas regiões de Minas Gerais.

O resultado é um rico banco de imagens (fotos e vídeos), com acesso gratuito para entes públicos, escolas municipais e estaduais e colaboradores do projeto para fins promocionais e educacionais, através de plataforma própria de conteúdo e redes sociais.
Para saber mais sobre o projeto acesse www.rumosdeminas.com.br.

* Diretor Executivo da Assimptur.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por