68ª edição

Festa do Peão de Barretos tem atrações para todos os estilos e idades

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 06/07/2023 às 17:54.
Considerado o maior evento do gênero na América Latina, não faltam opções para todos os gostos, estilos e idades! (André Monteiro)

Considerado o maior evento do gênero na América Latina, não faltam opções para todos os gostos, estilos e idades! (André Monteiro)

A tradicional Festa do Peão de Barretos chega à 68ª edição em agosto deste ano, promovendo 11 dias de atrações, de 17 a 27 de agosto. A promessa é de 24 horas de programação no Parque do Peão, um complexo de dois milhões de metros  quadrados.

Considerado o maior evento do gênero na América Latina, não faltam opções para todos os gostos, estilos e idades! Desde o rodeio - o mais tradicional do País e referência mundial no esporte - até as baladas pós-shows, nos camarotes e ranchos particulares.

Confira:

Para quem quer badalar

No total, mais de 100 shows movimentam o Parque do Peão durante a Festa. Somente nos palcos principais, o Estádio de Rodeios e o Amanhecer, já estão confirmados 52 grandes nomes. A música sertaneja é a protagonista, mas, também, tem espaço para outros gêneros.

Neste ano, o evento recebe nomes tradicionais e, também,  revelações nestes dois palcos, entre eles: Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus, Luan Santana, Zezé Di Camargo & Luciano,
Ana Castela, Zé Neto & Cristiano, César Menotti & Fabiano e muito mais. A programação está disponível no site oficial do evento.

Camarotes e demais espaços vips também garantem a balada com atrações próprias e, alguns, com serviços open food e open bar como são os casos dos camarotes Brahma, Arena Premium e Open Super Bull Ballantines. Os ranchos que ficam dentro do Parque do Peão recebem, ainda, festas particulares.

Além disso, pelo menos mais três palcos (Raízes Sertanejas, Camping e Culturando) agitam o público do evento.

Para quem ama rodeio

Com atletas de todo o país, a Festa de Barretos é a terra de conquistas e sonhos para os competidores. Por ser o maior da América Latina, o rodeio atrai os melhores atletas do esporte
e animais. As competições acontecem durante os 11 dias de evento. A Hípica do Parque recebe classificatórias das provas cronometradas (Três Tambores e Team Penning) e no Estádio de Rodeio acontecem as finais dos principais campeonatos do Brasil. Neste ano, no rodeio, o evento sedia a final da PBR Brasil (17 a 20 de agosto), a final da Liga Nacional de Rodeio LNR (21 a 23 e 26 de junho) e o Barretos International Rodeo, de 24 a 27 de agosto.

Esta é a mais emblemática competição da Festa do Peão de Barretos. É nela que os melhores de todos os campeonatos se encontram em busca do título de campeão. Engloba as modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning. Ao longo dos 11 dias de evento são mais de 600 competidores envolvidos.

E neste ano, uma atração inédita promete literalmente “encantar” os apaixonados por cavalos. Monty Roberts, o treinador norte-americano criador do método doma racional, estará no evento para apresentações na arena.

Para quem ama cultura sertaneja

A comida, a dança, os costumes e a música raiz permeiam todo o evento. São dois palcos exclusivos para estas manifestações (Raízes Sertanejas e Culturando) que contam com atrações diárias. A Queima do Alho, culinária típica do mundo sertanejo, é protagonista até de um concurso que tem 68 anos de tradição e reúne, ainda, comitivas que são fiéis ao antigo modo de preparo do tradicional prato que acompanhava os peões boiadeiros pelo interior do país, no início do século passado.

O concurso do Berrante - instrumento utilizado para “tocar” a boiada - é outro momento aguardado pelos fãs da cultura sertaneja. Pelo Parque do Peão também é possível visitar mais de dez monumentos espalhados, incluindo o Monumento ao Peão - o Jeromão -, com mais de 27 metros de altura - e o Memorial do Peão, um museu que conta a história do rodeio no Brasil e, consequentemente, da festa.

Para a diversão da criançada

O Rancho do Peãozinho é um dos espaços mais visitados e ocupa atualmente uma área de 35 mil metros quadrados, com várias atrações socioeducativas ao longo do evento. Ele é a versão mirim do Parque do Peão com uma arena, onde são realizados os rodeios em Carneiros e Júnior (sub-20); o Palco Berrantinho, que recebe atrações como escolha da Rainha e Mister Peãozinho, apresentações de cantores mirins, grupos de danças e outras atividades culturais e socioeducativas.

Por lá, também está presente a mini fazenda, onde as crianças aprendem todo o processo de produção e conhecem espécie de plantas; um minizoológico com animais exóticos e ensinamentos sobre bons tratos aos animais; brincadeiras educativas,  distribuições de brindes e a Rádio do Peãozinho, em que as crianças e jovens podem interagir com o locutor. Todas as
atrações contam com o auxílio de monitores. No Rancho do Peãozinho, adulto só entra acompanhado de crianças e é proibido o consumo e porte de bebida alcoólica em suas
dependências.

Para viver a experiência intensamente

No conceito Parque 24 horas, o Parque do Peão tem o Camping Provas e Camping Independentes Família, com capacidade para receber até 15 mil hóspedes. Além de barracas, a estrutura permite a instalação de motorhomes. Com infraestrutura  completa, de banheiros de alvenaria, pontos de energia e de água e abastecimento, uma loja de conveniência completa e
segurança, além de um palco que receberá shows exclusivos para hóspedes durante o dia.

Mais informações: barretos.totalacesso.com

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por