Chile

Hotel AWA Puerto Varas é o primeiro sul-americano a integrar Guia Michelin

Unidade está inserida em um dos cenários mais impressionantes do país: a região dos lagos e vulcões

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/05/2025 às 15:17.
Hotel AWA Puerto Varas está situado às margens do Lago Llanquihue, no sul do Chile (AWA Puerto Varas / divulgação)
Hotel AWA Puerto Varas está situado às margens do Lago Llanquihue, no sul do Chile (AWA Puerto Varas / divulgação)

O Hotel AWA Puerto Varas, situado às margens do Lago Llanquihue, no sul do Chile, acaba de ser selecionado pelo Guia Michelin na publicação oficial “The 15 Best Lake Vacations in the World with Michelin-Worthy Stays & Dining”. A curadoria editorial “Michelin Guide-Approved Hotel” reconhece hotéis de todo o mundo considerados excepcionais por sua localização, design, serviço e experiência.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento internacional importantíssimo. Foi um trabalho constante, exigente e altamente colaborativo de nossa comprometida equipe. Ver hoje os frutos desse esforço refletidos em um reconhecimento desse porte é uma grande motivação para seguirmos adiante, posicionando nosso país e o hotel como um destino de primeira classe”, diz Mauricio Fuentes, proprietário do hotel.

O reconhecimento do Guia Michelin se soma a outras conquistas recentes do hotel na imprensa internacional. Em 2025, o AWA foi destaque em dois artigos da revista Forbes: “Outdoor Adventure Meets Unparalleled Luxury At This Chilean Hotel” e “20 Gorgeous Indoor Pools Around The World”, que exaltam a combinação entre luxo, natureza e sustentabilidade. Além disso, recebeu o certificado internacional The Most Perfect View, que premia hotéis com as vistas mais impressionantes do mundo.

Localizado a apenas 20 minutos de Puerto Varas, o AWA está inserido em um dos cenários mais impressionantes do país: a região dos lagos e vulcões, com vista panorâmica para o vulcão Osorno e arquitetura que se integra à paisagem por meio de materiais como madeira nativa e concreto.

O atendimento é um dos grandes diferenciais. Todos os colaboradores se propõem a conhecer bem os hóspedes, o que permite oferecer experiências altamente personalizadas. A equipe os chama pelos nomes e sabe quais são os gostos e as necessidades de cada um deles, incluindo restrições e preferências alimentares. 

Por falar em gastronomia, quem se hospeda no AWA pode degustar pratos
contemporâneos internacionais, mas que utilizam técnicas locais para criar sabores únicos. É o caso do mosaico de polvo, que leva limão, quinoa em molho virgem e caviar de salmão. Outros destaques são jarretes de cordeiro com batata doce e redução de chocolate, pescada do sul e pudim träkal, feito com infusão de licor regional.

Valorizar a população, a cultura e a natureza da região, inclusive, é um dos principais objetivos do AWA, que promove inúmeros tours guiados por seus arredores. Há opções com diferentes propostas e níveis de dificuldades, como trilhas, caminhadas, pesca com mosca (fly fishing) e navegações pelos lagos. Os viajantes mais aventureiros adoram atividades como rafting pelo rio Petrohué e visitas ao vulcão Osorno, onde é possível subir ao cume para fazer trekking e ver as crateras de perto. 

Mais informações: www.hotelawa.cl

* Diretor Executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por