Gratuito

Latam lança novas funções em site e aplicativo para facilitar viagens

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 20/07/2023 às 13:44.
A Latam lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC. A companhia transporta, anualmente, no Brasil média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional (Divulgação/Latam)

A Latam lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC. A companhia transporta, anualmente, no Brasil média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional (Divulgação/Latam)

Para tornar as viagens cada vez mais simples e rápidas, a Latam acaba de lançar em seu site (www.latam.com) e aplicativo Latam a função para antecipar ou postergar o voo no mesmo
dia. A nova função, que estava disponível somente no balcão da companhia nos aeroportos, pode ser utilizada entre 24h e 1h40 antes de voo doméstico ou internacional e é gratuita de acordo com a categoria do cliente no Latam Pass, programa de fidelidade da companhia - no caso, Black Signature e Black para voos nacionais e internacionais e Platinum e Gold Plus
somente para voos nacionais.

Para utilizar o serviço, o cliente deve acessar a seção "Minhas
Viagens". O pagamento de taxas, caso seja necessário, deve ser realizado ao fim da solicitação. Para Rafael Walker, diretor global de Customer Care do grupo Latam Airlines, "essa é mais
uma facilidade que reforça o quanto o tempo de nosso passageiro é valioso para a Latam. Os planos muitas vezes mudam e queremos apenas remanejar os compromissos de forma rápida e eficiente. E é isso que esse serviço oferece, um ajuste ágil que permite ao passageiro chegar ao aeroporto pronto para voar".

A Latam vive um processo de transformação digital que busca ressignificar a relação da companhia com o cliente e tornar toda a sua jornada de viagem cada vez mais simples, rápida e segura. A primeira fase da transformação mais visível ao cliente no Brasil foi iniciada em 2021, baseada em quatro pilares: novo fluxo de compra no site, que conta com perfil com todas as informações do cliente em um só lugar, notificações personalizadas, check-in automático e Latam Wallet.

O processo de transformação digital da Latam também se aplica
aos aeroportos brasileiros, reduzindo em até 50% o tempo de atendimento. Confira as iniciativas:

Site mais inteligente: o cliente pode armazenar todas as suas informações e preferências em seu cadastro para agilizar futuras compras. Os clientes não cadastrados também podem efetuar compras e obter o comprovante de finalização para download.

Check-in automático: logo após concluir a compra da sua passagem aérea, o cliente recebe o cartão de embarque virtual, que é atualizado de forma dinâmica e permite ao passageiro
saber se houve mudança na rota, data, horário e portão de embarque. A funcionalidade já é utilizada por 80% dos  passageiros domésticos no Brasil e permite a redução de até 20 minutos no tempo de espera e atendimento nos aeroportos.

Latam wallet: é a carteira virtual da companhia aérea. Os créditos de pontos e reembolsos do cliente ficam armazenados nesta ferramenta e podem ser utilizados a qualquer momento
para aquisição de novos produtos e serviços. Também permite acesso à uma nova experiência no Latam Pass, o programa de fidelidade da Latam.

Chat para alterações de voos: o cliente pode concluir online e diretamente com um agente da Latam as alterações de voos impactados por condições meteorológicas adversas ou
contingência de voos em aeroportos, por exemplo. 

Whatsapp: o cliente tem fácil acesso à ferramenta diretamente pelo celular ou pelo site, com orientação rápida e fácil para tópicos frequentes ou mesmo falar com um dos atendentes.

Despacho automático de bagagem: totem de autoatendimento disponível para os clientes dos aeroportos de Brasília, Galeão, Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza e Confins. Atualmente, 70% dos clientes no Brasil já pesam, etiquetam e despacham as suas bagagens para aeronave de forma autônoma nesses equipamentos.

Google wallet: os bilhetes da Latam podem ser armazenados nesta ferramenta e agilizar o acesso ao documento e embarque nos aeroportos.

A Latam, vale destacar, conseguiu um feito histórico no Brasil durante o primeiro trimestre de 2023. Segundo os indicadores registrados na plataforma Consumidor.gov.br, a companhia
reduziu em 50% o volume de reclamações na comparação com o mesmo período de 2022, o maior avanço entre todos os competidores, e foi a empresa aérea com o menor tempo médio
de resposta ao cliente no país, uma média de 3,5 dias.

Como base de comparação, o segundo colocado registrou tempo médio de resposta de 5,2 dias. Os avanços também foram percebidos pelos próprios clientes que avaliaram a Latam na plataforma. Em 2022, a nota média da companhia nos três primeiros meses era de 2,7, enquanto em 2023 subiu para 3,7.

Latam eficiente: mais conectividade no Brasil e no mundo

Mais eficiente e competitiva, a Latam voa, atualmente, para o seu recorde de 55 destinos no Brasil, tendo aberto 11 novos destinos com voos próprios no País desde 2021. São eles:
Jericoacoara (CE), Juazeiro do Norte (CE), Vitória da Conquista (BA), Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP), Montes Claros (MG), Juiz de Fora (MG), Cascavel (PR), Sinop (MT), Caxias do Sul (RS) e Passo Fundo (RS). Além disso, ampliou em 2023 o seu acordo de codeshare com a Voepass.

No mercado internacional, a Latam é a companhia aérea que mais conecta o Brasil com o mundo e o mundo com o Brasil, respondendo atualmente por mais de 60% dos passageiros de
voos internacionais no Brasil, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). A Latam voa do Brasil para 21 destinos internacionais diretos (em 28 rotas operadas a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos, Rio de Janeiro/Galeão, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Fortaleza) e voos com conexão para outros 67 destinos em todos os continentes, exceto Ásia.

Ainda em 2023, iniciará as rotas Foz do Iguaçu-Lima, Belo Horizonte-Santiago, Santiago-Melbourne, Lima-Aruba, Lima-Atlanta, Lima-Havana, Guarulhos-Joanesburgo e Guarulhos-Los Angeles, sendo esta última a primeira entrega efetiva no mercado brasileiro da sua Joint Venture com a Delta Air Lines.

Como consequência, a Latam lidera o setor aéreo brasileiro desde 2021, segundo a ANAC. A companhia transporta anualmente no Brasil uma média de 30 milhões de passageiros no mercado doméstico e 3 milhões no internacional. São 700 voos por dia em média no país, sendo 650 operações domésticas e 50 internacionais.

* Diretor Executivo da Assimptur

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