
A Autoridade de Turismo de Malta acaba de anunciar desempenho excepcional no turismo receptivo nos primeiros dois meses do ano tendo recebido, somente em fevereiro 210.305 turistas internacionais o que significa um novo recorde mensal e marcando um aumento de 24,2% (aproximadamente 41.000 turistas a mais) em relação ao mesmo período do ano passado.
Estatísticas oficiais destacam o crescente apelo de Malta como um destino turístico de primeira linha que combina diferentes fatores como clima, localização, atrações históricas, natureza e segurança.
A presença do Brasil representa cerca de 0,4% da totalidade de visitantes com 15.535 turistas registrados com passaporte nacional em 2024, tendo recuperado, no último ano, números como os anteriores à pandemia. A importância do turista brasileiro, no entanto, merece destaque pela média médio de noites nas ilhas, que alcançou 14,6 – um número alto em
função dos visitantes que fazem cursos no país – e, principalmente, pelo volume de euros gastos na estadia.
Brasileiros representam entrada de 2.135 euros per capita e 147 euros por
noite em Malta.
A faixa etária dos visitantes internacionais em Malta foi liderada por indivíduos de 25 a 44 anos (38,0%), seguidos por aqueles de 45 a 64 anos (34,2%). Turistas britânicos, poloneses e italianos representaram 46,8% do total de turistas que chegaram ao país.
O desempenho para o período combinado de janeiro e fevereiro de 2025 também demonstrou resultados impressionantes totalizando 404.463 turistas, um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior e os desenvolvimentos estratégicos em conectividade aérea contribuíram significativamente para esses resultados excepcionais.
Refletindo sobre esse excelente desempenho turístico, o vice-primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores e Turismo, Hon. Ian Borg, comentou: "esses resultados excepcionais são uma prova do apelo duradouro de Malta e da eficácia de nossa estratégia nacional de turismo".
"Nosso crescimento recorde no início de 2025 reflete o investimento direcionado em conectividade, marketing diversificado e um compromisso com a qualidade. Não estamos apenas buscando mais turistas – estamos construindo uma economia turística sustentável durante todo o ano que beneficia nossas comunidades e mostra o melhor que Malta tem a
oferecer", complementou.
Dr. Charles Mangion, presidente da Autoridade de Turismo de Malta, ressaltou:
"Estes resultados são um reflexo claro dos investimentos estratégicos da Autoridade de Turismo de Malta em conectividade aérea, diversificação de mercado e promoção do destino durante todo o ano".
"Nossa colaboração contínua com companhias aéreas parceiras, operadores turísticos e partes interessadas garante que Malta permaneça na mente dos viajantes. O desempenho recorde nos primeiros dois meses do ano e o crescimento sustentado no início de 2025 reafirmam a resiliência e a atratividade do nosso produto turístico", finalizou.
* Diretor Executivo da Assimptur