Chancela internacional

Maranhão celebra reconhecimento da Unesco após títulos de Patrimônio Mundial Natural e Cultural

As cerimônias reúnem autoridades nacionais e internacionais, lideranças comunitárias, representantes do trade turístico e cultural e organismos de preservação

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 14/08/2025 às 16:38.Atualizado em 14/08/2025 às 17:10.
Reconhecido pela Unesco em 11 de dezembro de 2019, o Bumba-Meu-Boi do Maranhão é o sexto bem cultural brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Divulgação/Secom Gov MA)
Reconhecido pela Unesco em 11 de dezembro de 2019, o Bumba-Meu-Boi do Maranhão é o sexto bem cultural brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (Divulgação/Secom Gov MA)

O Maranhão consolida a posição no mapa mundial da cultura e da natureza com a entrega oficial, pela Unesco, de dois dos mais importantes títulos concedidos pelo órgão. Nesta quinta (14) e sexta (15), o estado recebe a certificação de Patrimônio Mundial Natural para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade para o Complexo Cultural Bumba-Meu-Boi.

As cerimônias — em Barreirinhas, no coração dos Lençóis, e em São Luís, berço da cultura do Boi — reúnem lideranças comunitárias, representantes do trade turístico e cultural, organismos de preservação e autoridades. Mais do que um ato simbólico, marcam um compromisso público de proteção e valorização desses patrimônios para as próximas gerações.

Para a diretora e representante da Unesco, Marlova Jovchelovitch Noleto, é uma alegria entregar dois títulos de Patrimônio Mundial no Maranhão, cuja capital, São Luis, já é reconhecida como Patrimônio Cultural. "O patrimônio é o legado que herdamos do passado, o que vivenciamos hoje e o que transmitimos às gerações futuras, reconhecendo o caráter excepcional desses sítios para toda a humanidade. Nosso patrimônio cultural e natural são fontes insubstituíveis de vida e inspiração", afirma.

A solenidade no Maranhão foi um pedido do governador Carlos Brandão. "Este reconhecimento fortalece o nosso turismo e o nosso empenho com a preservação deste tesouro natural, que é nossa grande riqueza e gera emprego e renda no nosso estado. Então, essa certificação é um momento para comemorarmos essa grande conquista para o Maranhão", reforça.

Patrimônio Cultural Imaterial – Bumba-Meu-Boi

Reconhecido pela Unesco em 11 de dezembro de 2019, o Bumba-Mmeu boi do Maranhão é o sexto bem cultural brasileiro na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A manifestação, com raízes no século XVIII e registros no estado desde 1829, é expressão de identidade, resistência e pertencimento.

Suas diferentes formas de apresentação, chamadas sotaques — matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão —, traduzem a diversidade rítmica e estética do Maranhão. Cada sotaque carrega instrumentos, indumentárias e personagens próprios, sendo o de matraca, típico de São Luís, marcado pelo som das matracas e pandeirões e pelo emblemático "caboclo de pena".

Patrimônio Mundial Natural – Lençóis Maranhenses

O título foi concedido em 26 de julho de 2024, na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em Nova Délhi (Índia), consagrando o parque como um fenômeno natural único no planeta e referência global em biodiversidade. É a primeira vez em 23 anos que o Brasil recebe um Patrimônio Natural da Unesco — feito que eleva para 24 o número de títulos mundiais brasileiros (15 culturais, 8 naturais e 1 misto).

Com 155 mil hectares de dunas e lagoas de água doce, os Lençóis se estendem por uma zona de transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, abrigando ecossistemas raros e frágeis. O título reconhece sua beleza excepcional e a singularidade de seus fenômenos naturais.

Para transformar esse reconhecimento em legado, o Governo do Maranhão, por meio da Setur-MA e da Sema-MA, em parceria com o ICMBio, lançou o projeto "Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural: Lençóis Maranhenses, um tesouro em nossas mãos", reunindo lideranças locais, operadores de turismo e autoridades para discutir ações de preservação e qualificação do destino.

Turismo em ascensão e legado

O reconhecimento da Unesco chega em um momento de forte expansão turística no Maranhão. Somente em junho de 2025, quase 90 mil turistas desembarcaram em São Luís para o período junino — o maior número dos últimos 13 anos, segundo o Observatório do Turismo (Obstur-MA). O volume representa um crescimento de 19% em relação a 2024 e confirma uma tendência de alta sustentada, que também se reflete em cidades como Imperatriz.

Esse fluxo expressivo fortalece a economia local, movimenta setores como comércio, serviços e hotelaria e consolida o turismo como um pilar estratégico de desenvolvimento. O cenário positivo, aliado ao prestígio internacional dos novos títulos, reforça o potencial do Maranhão para unir preservação, valorização cultural e crescimento econômico sustentável.

*Diretor executivo da Assimptur

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por