Minas lança Passaporte Turístico com direito a carimbo em Parques Estaduais
Parceria entre Secult e IEF amplia visibilidade das unidades de conservação e convida turistas a explorar as riquezas naturais do Estado
Lançado nesta quinta-feira (2) com a meta de aproximar viajantes e belezas naturais do Estado, o Passaporte Turistico dos Parques Estaduais de Minas garantirá um documento com carimbo especial a quem visitar cada uma das 23 unidades de conservação localizadas em território mineiro.
Novidade foi anunciada no 2º Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável (CTCS), realizado no Centro de Convenções da CDL-BH, na região central da capital mineira. Evento termina nesta sexta-feira (3).
Para a diretora de Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta Vilas Boas, a iniciativa transforma a relação do público com os territórios protegidos. A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG).
“Esse passaporte é um convite para que os visitantes conheçam nossos parques, muitos ainda pouco explorados até pelos próprios mineiros. É também uma forma de mostrar que as unidades de conservação, antes vistas por alguns como barreiras, hoje são impulsionadoras do desenvolvimento sustentável e da economia local”, afirmou Letícia Horta Vilas Boas.
A arquiteta e urbanista Marília Palhares Machado, diretora da Secult-MG, ressaltou o caráter educativo do projeto. “O passaporte não só estimula a visitação, mas também conscientiza sobre o papel das unidades de conservação para as comunidades e para a biodiversidade".