Serra da Mantiqueira

Monte Verde se prepara para receber visitantes nos próximos feriados com clima de primavera

Distrito no Sul de Minas aposta em natureza, gastronomia e hospedagens charmosas para atrair turistas em outubro e novembro

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 30/09/2025 às 19:39.Atualizado em 30/09/2025 às 19:51.
Vista panorâmica de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, destino conhecido como "Suíça Mineira", que une arquitetura alpina, gastronomia variada e hospedagens acolhedoras (Marcio Masulino)
Vista panorâmica de Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, destino conhecido como "Suíça Mineira", que une arquitetura alpina, gastronomia variada e hospedagens acolhedoras (Marcio Masulino)

Com clima europeu e alma mineira, Monte Verde, no Sul de Minas, é conhecida como a “Suíça Mineira” pela arquitetura alpina e temperaturas amenas em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira. Localizada a 165 km de São Paulo, o vilarejo é ideal para escapadas rápidas e viagens de final de semana -especialmente nos próximos feriados nacionais.

Em outubro e novembro, o calendário traz ótimas oportunidades para descansar na serra. O Dia de Nossa Senhora Aparecida (12/10) e o Dia de Finados (2/11), mesmo caindo em um domingo, inspiram os viajantes a antecipar a viagem e estender o fim de semana. Já o feriado da Consciência Negra (20/11), em uma quinta-feira, é a chance perfeita para emendar os dias e aproveitar um refúgio acolhedor em meio à natureza.

Monte Verde reúne atrações para todos os gostos. No Parque Verner Grinberg, estão os principais picos da região, como Pedra Redonda e Pico do Selado, que oferecem vistas panorâmicas do Vale do Paraíba. A Fazenda Radical garante aventura para toda a família com tirolesa, cavalgadas, arvorismo e quadriciclo. Já para quem busca experiências inusitadas, há o Ice Bar, com ambiente a -19°C totalmente esculpido em gelo, e a pista de patinação, que adiciona um toque lúdico à viagem.

No centro da vila, a charmosa Avenida Monte Verde é o coração do distrito, repleta de lojas de artesanato, chocolaterias e restaurantes que servem fondues e pratos típicos. Ali também estão pontos como a Trilha do Pinheiro Velho, de fácil acesso, e o Vila Leta, espaço temático inspirado em vilas nórdicas. O destino ainda reserva encantos como o Orquidário MV, com mais de 1.500 espécies de orquídeas e plantas carnívoras.

A gastronomia também é um atrativo à parte: bistrôs, cantinas italianas, botecos mineiros e confeitarias garantem sabores variados, sem deixar de lado os doces típicos e o tradicional strudel, que reforçam a herança europeia da região.

E para completar a experiência, a hospedagem alia charme, conforto e praticidade. A Pousada Pedras e Sonhos, cercada pela natureza, oferece suítes com lareira, banheira de hidromassagem, cromoterapia nas banheiras, ar-condicionado quente e frio e varanda com vista para as montanhas — perfeita para famílias em busca de privacidade.

Já a Pousada Jardim da Mantiqueira, próxima ao centro, conta com chalés aconchegantes, sistema de aquecimento, banheira de hidromassagem e ar-condicionado em algumas unidades e até carregador para carros elétricos, além de um belo jardim arborizado. Ambas têm acesso por via pavimentada e oferecem café da manhã farto, preparado com produtos regionais.

Com fácil acesso pela Rodovia Fernão Dias, Monte Verde se firma como o destino certo para aproveitar os próximos feriados com tranquilidade, boa gastronomia, aventuras e o aconchego mineiro em clima europeu.

*Diretor executivo da Assimptur

Leia mais: 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por