Destino acolhedor

Por que conhecer Natal? 10 motivos para visitar a capital do Rio Grande do Norte

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 18/08/2025 às 19:25.
Cidade do Sol encanta por suas praias paradisíacas e rica cultura (Fernando Chiriboga/Divulgação)
Cidade do Sol encanta por suas praias paradisíacas e rica cultura (Fernando Chiriboga/Divulgação)

Considerado um dos destinos mais acolhedores do Brasil em 2025, segundo ranking da plataforma Booking, Natal está de braços abertos para receber turistas nacionais e internacionais. Capital do Rio Grande do Norte, a Cidade do Sol, como é conhecida, encanta pelas praias paradisíacas e rica cultura. Do monumento em forma de caju ao maior cajueiro do mundo, o que não falta é história.

Que tal, então, desbravar a cidade em agosto? O momento é duplamente vantajoso para quem quer passear pela região com tranquilidade, pois o período de chuvas já passou, assim como a temporada de férias escolares. Selecionamos dez atrações imperdíveis que você não pode deixar de conhecer em sua próxima viagem à cidade.

E como a escolha dos passeios é tão importante quanto a hospedagem, a dica é usufruir de todo o luxo e conforto de um hotel exclusivo à beira-mar, onde será possível relaxar após um dia inteirinho explorando a região. Na Praia de Ponta Negra, a sugestão é o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA, com habitações com vista para o mar, cinco piscinas outdoor, pool bar, spa L'Occitane, restaurantes, beach service e fitness center.

Caju da Redinha

O monumento em forma de caju está localizado na entrada do bairro da Redinha, dando boas-vindas aos visitantes. Ele foi criado em 1989 para homenagear as tradicionais festas do caju que ocorriam na cidade. A escultura foi criada pelos artistas potiguares Manxa e Jordão e pintada por Vatenor.

Ponte Newton Navarro

Liga o litoral Norte ao Leste e está localizada entre o Rio Potengi e a Praia da Redinha. Devido a sua beleza e imponência, tornou-se um dos principais cartões- postais de Natal. O nome é em homenagem ao poeta, artista plástico e dramaturgo natalense Newton Navarro. Tem 2.713 metros de extensão e duas vias principais. Também dispõe de uma passagem para pedestre e outra para ciclistas.

Relógio do Sol

É formado em superfície plana e serve como mostrador do tempo através da luz do sol. A sombra projetada pelo ponteiro vai marcando a hora de acordo com a posição do Astro-Rei. Fica na Praia de Areia Preta.

Escadaria de Mãe Luíza

A Escadaria Klebson do Nascimento, popularmente conhecida como Escadaria de Mãe Luiza, fica em frente à Praia de Areia Preta e transformou-se em um dos principais cartões-postais da cidade. É decorada com mosaicos e pinturas de grafite, feitas por artistas locais, além de ser um espaço sociocultural da cidade. Após um deslizamento de terra, o lugar foi revitalizado em 2014, tornando-se uma escadaria com acessibilidade, utilizada para atividades esportivas.

Mirante na Via Costeira

A Avenida Senador Dinarte Mariz, mais conhecida como Via Costeira, é uma via expressa e litorânea de aproximadamente 10 quilômetros que liga a Zona Sul à Zona Leste de Natal. De um lado, vislumbra-se a região hoteleira, com vista para o mar. Do outro, uma faixa de reserva natural de Mata Atlântica, no Parque das Dunas. 

Feira de Artesanato de Ponta Negra

Localizada na Avenida Engenheiro Roberto Freire, com vista para o Morro do Careca, é uma opção para o visitante que busca fazer compras. Conta com 32 quiosques, além de uma praça de alimentação. O espaço dispõe, ainda, de um letreiro "Amo Ponta Negra", como opção para fotos num espaço "instagramável". 

Barreira do Inferno

Trata-se de uma Base da Força Aérea Brasileira, inaugurada em 1965, no município de Parnamirim. É a primeira da América do Sul destinada a lançamento de foguetes. Conta com centro de visitação, que funciona diariamente, possibilitando ao visitante conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil e da aviação. Há peças de foguetes e aeronaves em exposição. 

Feirinha de Pium

No caminho das praias do litoral Sul, a feira livre de Pium tornou-se opção de parada para moradores, turistas e ciclistas. Isso porque disponibiliza para venda e degustação uma enorme variedade de produtos, especialmente as frutas regionais. Também está localizada no município de Parnamirim. 

Mirante nas Falésias de Cotovelo

O Mirante, na mesma localidade citada acima, fica na Praia de Cotovelo. É uma bela opção de parada para quem desejar apreciar a vista, tirar ótimas fotos e contemplar a paisagem. 

Cajueiro de Pirangi

O cajueiro fica em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim, a apenas 12 km de Natal. A árvore cobre 8.500 m² e produz cerca de 80 mil cajus na sua safra! É considerado o maior cajueiro do mundo e, por isso, está registrado no Guinness Book, o livro dos recordes.

*Diretor executivo da Assimptur

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por