Resort temático da Amazônia será inaugurado em Penha com soluções sustentáveis pioneiras
Complexo Amazon Parques & Resorts, ao lado do Beto Carrero, aposta em reuso de água estação própria de esgoto e 230 placas solares
Em construção em Penha (SC), ao lado do parque Beto Carrero World, o Amazon Parques & Resorts será o primeiro complexo turístico e hoteleiro do mundo com temática amazônica. Projetado no modelo de multipropriedade, o empreendimento nasce com foco em sustentabilidade e tecnologias de baixo impacto ambiental desde a fase da obra.
Entre as soluções adotadas estão o sistema de reuso da água da chuva, reflorestamento com mais de 2 mil mudas nativas, estação própria de tratamento de esgoto e miniusinas solares distribuídas em suas três torres.
Com 230 placas fotovoltaicas instaladas, o sistema terá capacidade para gerar cerca de 15 mil kWh por mês, equivalente ao consumo de 75 residências. Com mais de 20 mil m² de área construída e 9 mil m² de lazer, o resort vai reunir conforto, arquitetura inspirada na Amazônia e eficiência energética em um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
"O Amazon Parques & Resorts nasceu com o propósito de redefinir a forma como o turismo é pensado no Brasil. Além de ser um resort temático, criamos um modelo que alia respeito ao meio ambiente, integração com a cultura amazônica e compromisso com práticas responsáveis desde a fundação", afirma Roberto Kwon, CEO do Amazon Parques & Resorts.
Segundo ele, foram feitos investimentos em estudos ambientais, tecnologias sustentáveis e soluções de energia limpa. "Não apenas para atender às demandas atuais, mas para deixar um legado duradouro. Acreditamos que o turismo do futuro será aquele que conseguir oferecer experiências marcantes sem abrir mão da consciência ambiental".
Entre as iniciativas sustentáveis adotadas no projeto, estão a implantação de uma estação de tratamento de esgoto com tecnologia de lodos ativados, sistema que assegura eficiência no tratamento e reduz o impacto ambiental. O empreendimento também contará com captação de água da chuva para uso em irrigação e limpeza de áreas externas, paisagismo com espécies nativas da Amazônia e um plano rigoroso de gerenciamento de resíduos sólidos, desenvolvido em parceria com empresas especializadas.
Além disso, toda a obra foi planejada com base em estudos geológicos, ambientais e hidrográficos para garantir uma implantação harmônica com o entorno natural. Mais de 2 mil mudas serão plantadas em uma área de bosque dentro do próprio resort, o que reforça o compromisso com a recuperação ambiental e a biodiversidade local.
"Nosso objetivo é entregar um produto que seja exemplo de integração entre turismo, conforto e sustentabilidade. Cada escolha feita durante o projeto, desde os materiais até os sistemas de geração de energia, foi pensada para criar um impacto positivo e duradouro. Estamos implementando tecnologias que vão muito além do discurso ambiental: são soluções reais que reduzem custos operacionais, aumentam a eficiência e valorizam a experiência dos hóspedes", afirma Márcio Piccoli, diretor de operações do Amazon Parques & Resorts.
O Amazon Parques & Resorts será administrado pela norte-americana Wyndham Hotels & Resorts, maior rede de franquias hoteleiras do mundo, e contará com a afiliação à RCI, principal rede global de intercâmbio de férias. Com isso, os proprietários de cotas poderão se hospedar em mais de 4.200 resorts afiliados em 110 países. Em sua primeira fase, o empreendimento terá mais de 250 unidades, distribuídas em três torres, com 420 leitos e capacidade para acomodar até 1.056 hóspedes.
Mais informações: www.amazonparqueseresorts.com.br
*Diretor executivo da Assimptur
Leia mais: