Turismo espacial

Space Adventure Canela revela segredos das missões da Nasa em exposição imersiva

Exposição reúne acervo da NASA com itens originais das missões Apollo e experiências imersivas em Canela (RS)

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/09/2025 às 14:11.Atualizado em 02/09/2025 às 15:03.
Space Adventure em Canela expõe trajes, equipamentos e réplicas das missões Apollo, além de simuladores e sala de comando da NASA (Divulgação/Space Adventure)
Space Adventure em Canela expõe trajes, equipamentos e réplicas das missões Apollo, além de simuladores e sala de comando da NASA (Divulgação/Space Adventure)

Uma exposição na cidade de Canela guarda um universo de histórias sobre as visitas do homem ao espaço. Com o segundo maior acervo da Nasa (National Aeronautics and Space Administration), salas interativas e simuladores por meio da realidade virtual, o Space Adventure promove uma imersão na preparação e rotina da tripulação que viveu longos períodos fora da Terra, além de mostrar elementos importantes para a conquista do espaço. Conheça curiosidades do acervo:

1) Refeições e sorvete espacial

 Os alimentos levados ao espaço passam pela liofilização, um processo que remove a água, mantém os nutrientes, prolonga a vida útil e impede a proliferação de microrganismos, além de torná-los mais leves - o que facilita o transporte. Entre os itens levados à Lua estavam frutas, purês, sopas e até sorvetes liofilizados. No Space Adventure Canela, o visitante encontra amostras originais do kit alimentação utilizado na Apollo 11. Foi a primeira refeição realizada na Lua, em 1969.

2) Foguete espacial maior que o prédio mais alto de Porto Alegre

O Saturn V, foguete que levou os tripulantes das Apollos ao espaço, possuía uma altura equivalente a um prédio com cerca de 36 andares. A título de comparação, o maior edifício da capital gaúcha, Porto Alegre, o histórico Santa Cruz, possui 107 metros de altura sendo superado pela espaçonave. Com cinco motores F-1 no primeiro estágio, gerava mais de 7,5 milhões de libras de empuxo (medida para expressar força de propulsão) - necessárias para escapar da gravidade terrestre. Sua capacidade de carga também impressionava: cerca de 130 mil quilos, o que permitiu transportar os equipamentos e módulos necessários para as missões. Em Canela, logo na entrada, o público conhece uma réplica da Saturn V, com quase 40 metros de altura, e pode entender a complexidade da engenharia espacial. 

3) Roupas preparadas para temperaturas que podem variar 270 graus Celsius

Os trajes conhecidos como EMU (Extravehicular Mobility Unit) foram projetados para proteger contra o vácuo, a radiação e as variações extremas de temperatura durante caminhadas espaciais que podem alcançar mínimas de -150ºC na sombra até 120º sob o sol lunar. Um dos uniformes originais usados pelo astronauta Thomas Stafford, comandante da Apollo 10 em 1969, está em exposição no Space junto a outros itens utilizados na missão. 

4) A sala de reunião e as conversas históricas

Uma das mais importantes frases da história - "Houston, a águia pousou" - sobre a conquista espacial foi direcionada pelo astronauta Neil Armstrong na Apollo 11 à equipe da Nasa em Terra e recebida por Charles Duke, responsável pela comunicação com a tripulação, em 1969, anunciando a parada na lua. A mesma sala posteriormente também registrou a fala dos tripulantes da Apollo 13, John Swigert e repetida por Jim Lovell,  "Houston, we've had a problem", que ficou famosa no filme homônimo protagonizado por Tom Hanks - e adaptada para "we have a problem" na produção de Hollywood. Na ocasião, os astronautas haviam identificado uma explosão nos tanques de oxigênio. 

A exposição gaúcha reproduz a sala de comando de Houston, com mesas originais da época; a réplica do telefone - que ficou famoso na cor vermelha em filmes e séries sobre o tema - no qual o CAPCOM (Capsule Communicator), no caso Duke, tinha uma ligação direta com as autoridades federais dos Estados Unidos; e um vídeo que conta os procedimentos adotados pelos especialistas. 

5) Registros na lua

A câmera original da última missão Apollo usada na lua também pode ser vista pelo público no Space. O exemplar, autografado pelo comandante da Apollo 17, Eugene Cernan, possui lentes de 70 e 150 milímetros - para se ter uma ideia, as máquinas atuais possuem lentes superiores a 1.000 mm. Gene, como era conhecido, foi também o último homem a deixar pegadas na superfície lunar, em dezembro de 1972. 

Promoção especial celebra a Revolução Farroupilha 

Em setembro, os visitantes nascidos no Rio Grande do Sul contam com desconto de 20% no combo para visitar essas e outras atrações curiosas do Space Canela em alusão ao mês do gaúcho, que celebra a Revolução Farroupilha iniciada no dia 20 de setembro de 1835. 

Mais informações: www.spaceadventure.com.br 

*Diretor executivo da Assimptur

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por