Pura aventura

Valparaíso Adventure Park espera aumento de 20% de visitantes neste verão

Cláudio Lacerda Oliva*
turismologoali@hojeemdia.com.br
Publicado em 12/01/2024 às 07:30.
 (Valparaíso Adventure Park/Divulgação)
(Valparaíso Adventure Park/Divulgação)

O verão chegou e as praias e os parques aquáticos são um refúgio para se refrescar. O Valparaíso Adventure Park, um dos maiores parques de aventura do país, espera receber cerca de 100 mil pessoas nos três primeiros meses de 2024. A expectativa é de que o movimento de visitantes seja 10% maior que no verão de 2023.

O aumento é reflexo das novidades do parque temático, entre elas está a atração "BoraDescer" que completou um ano da sua inauguração e sua aventura já começa nas escadas, com uma subida de mais de 20 metros de altura. Na descida, pode-se atingir mais de 60 km por hora. Outra atração é a Isla Negra, inspiração do Valparaíso Adventure Park, uma piscina de ondas com 65 metros de largura e 73,70 metros de comprimento. Além disso, ela tem capacidade para 1.800.000 litros de água.

A alta procura também se dá pelo calor, haja vista que as previsões de temperatura para janeiro, fevereiro e março são altas em todo o Brasil. No Maranhão, os três primeiros meses do ano têm a mesma previsão térmica, sendo a mínima de 25°C e a máxima pode chegar a 30°C.

No entanto, antes de pensar em aproveitar a época mais quente do ano, é necessário atenção para saber quais cuidados devem ser tomados para que a diversão seja segura.

Os principais pontos de atenção nesse período devem ser levados em conta antes e durante os passeios. Alimentação, proteção solar, cuidados com indicações de profundidade de piscinas e alertas em praias, além do olhar atento às crianças, são cuidados fundamentais para se ter boas experiências no calor, seja em banhos de mar ou de piscina.

Confira algumas dicas para ter uma diversão segura:

Fique de olho nas crianças  
A segurança dos parques aquáticos e de praias é uma união entre os pais e as crianças, principalmente pelo grande movimento de turistas nessa época do ano. Os pais e responsáveis devem sempre supervisionar de perto seus filhos. É importante ter algum acessório de identificação na criança, caso se perca. Além disso, também é necessário combinar a referências fixas de onde a família vai estar, caso ela vá para outro local. Para aqueles que vão acessar as piscinas, é importante ficar alerta à profundidade indicada das piscinas e utilizar itens de segurança como boias e coletes salva-vidas.

Alimente-se antes da diversão 
Tente se alimentar antes de sair para o passeio, principalmente com produtos leves, a fim de facilitar a digestão e garantir uma diversão completa e por mais tempo. Ao longo do dia, caso você se alimente durante o passeio, evite entrar na água assim que ingerir comidas ou bebidas e aguarde um período mínimo de pelo menos uma ou duas horas para voltar a se aventurar nas piscinas, que são locais em que não se deve levar comidas ou bebidas, para que permaneçam limpas e seguras.

Use protetor solar  
Aplique protetor solar à prova d'água antes de sair de casa e reaplique a cada duas horas para maior segurança. O produto deve ser utilizado mesmo que o dia esteja nublado. A exposição ao sol pode ser prejudicial à saúde e, além disso, vale lembrar que há um fator de proteção solar indicado para cada tipo de pele. Antes de ir ao parque aquático, procure saber qual é compatível e mais seguro para você. Além da utilização do protetor, outras maneiras de evitar contato direto com o sol é o uso de chapéus, óculos escuros e camisas com proteção UV.

Segundo o coordenador de guarda-vidas do Valparaíso Adventure Park, Luís Augusto Ferreira, os cuidados e prevenções são fundamentais para que se tenha boas experiências no calor, em banhos de mar ou de piscina: "A alimentação é um fator importante, não sendo recomendado ingerir alimentos pesados antes do acesso às piscinas e atrações, pois os movimentos e temperaturas da água podem causar mal-estar. Antes de entrar na piscina, é importante utilizar a ducha, assim é possível equilibrar a temperatura corporal", recomenta.

Cuide de seus pertences 
Fique de olho em seus pertences. Caso precise ir ao banheiro ou em outro lugar, tente sempre deixar alguém de olho para monitorar seus acessórios e reunir seus objetos em uma única bolsa ou sacola, assim fica mais fácil a observação dos mesmos. Por fim, evite andar com grandes quantias de dinheiro e documentos originais.

*Diretor Executivo da Assimptur

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por