CIDADE DO VATICANO - O Vaticano anunciou nesta terça-feira (22) a formação de uma equipe de críquete com a qual pretende promover o diálogo entre religiões ao enfrentar anglicanos, muçulmanos e hindus.
Em apresentação à imprensa no maior estilo britânico, com direito a chá e sanduíches de pepino, Monsenhor Melchior Sanchez, presidente honorário do clube de Críquete de São Pedro, disse ter a intenção de seguir as orientações do Papa Francisco de "se abrir às periferias do mundo".
O sumo pontífice, conhecido por ser fã de futebol, resolveu apostar neste esporte 'exótico', muito popular nos países do antigo império britânico, como Índia ou Paquistão.
Sanchez espera poder organizar o primeiro jogo em setembro de 2014 diante de uma equipe da Igreja Anglicana, no famoso "Lord's cricket ground" de Londres.
"Nunca pensei que o críquete pudesse ser tão popular em Roma", brincou por sua vez o cardeal Gianfranco Ravasi, responsável pelos assuntos relativos à cultura no Vaticano.
O diretor executivo do clube, que usará as cores da Santa Sé (branco e dourado), é um padre indiano, Theodore Mascarenhas, que tem altas expectativas.
"Quero formar uma equipe capaz de bater qualquer outra no mundo", disse o religioso, que também prevê a escalação de freiras para formar uma equipe feminina.