SÓ SUV E PICAPE

54% das vendas de carros novos em 2023 foram de caminhonetes e utilitários-esportivos

Consumidor de baixo poder aquisitivo e pouco crédito parou de comprar carro novo

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 12/01/2024 às 08:58.
A gigantesca Ford F-150 chegou ao mercado no primeiro semestre de 2023 embalada pela demanda aquecida por picapes (Divulgação)

A gigantesca Ford F-150 chegou ao mercado no primeiro semestre de 2023 embalada pela demanda aquecida por picapes (Divulgação)

Se depender dos números da Fenabrave, podemos afirmar que o brasileiro está com dinheiro no bolso, e muito. Isso porque, dos quase 2,2 milhões de carros emplacados em 2023, segundo a entidade, 54% foram SUVs e picapes. 

Caminhonetes e utilitários-esportivos sempre tiveram a preferência do público endinheirado, mas nos últimos anos ocorreu uma campanha massiva dos fabricantes para estimular a venda desses modelos. E faz sentido! Com a inflação do carro estimulada pelos efeitos da pandemia e também pela exigência de novos itens de segurança e motores mais eficientes, o carro ficou mais caro, desde a versão de entrada.

Isso fez o carro popular sumir e, consequentemente, o consumidor de baixo poder aquisitivo e pouco crédito parou de comprar carro novo. Daí a solução foi apostar em modelos mais sofisticados e caros para atender a uma porção que ainda tem dinheiro para gastar e lastro junto ao gerente do banco para financiar um zero km.

Em 2023 foram licenciados 782 mil SUVs e outras 403 mil picapes, segundo a Fenabrave. Foram quase 1,2 milhão de unidades.

Ou seja, mais da metade dos automóveis e comerciais leves vendidos ano passado tem preço inicial na casa dos R$ 100 mil. A opção mais barata é a Volkswagen Saveiro Robust (cabine simples), que parte de R$ 98.670 e vai a até quase R$ 600 mil, que é o caso de grandalhonas como Chevrolet Silverado, Ford F-150 e o quinteto formado Ram Classic, 1500 Rebel, 1500 Limited, 2500 e 3500. 

Hatches compactos passaram por metamorfose e viraram SUV. O Fiat Pulse, um dos menos caros do segmento, parte de R$ 104 mil. Já o preço máximo, caso do Mercedes-Benz G63 AMG, parte de R$ 1,8 milhão.

Mais vendidos

A picape mais vendida de 2023 foi a Fiat Strada, com 120.600 unidades emplacadas. A picape leve italiana passou por reformulação completa em 2020. No ano passado ganhou versão esportiva Ultra, com motor turbo 1.0 de 130 cv.

Ela foi seguida pela irmã Toro, com outros 51.303 licenciamentos. VW Saveiro e Toyota praticamente empataram com 46.595 unidades e 46.200 carros, na ordem. A nova geração da Montana fechou o Top 5, com 30 mil registros. 

Já na seara dos utilitários-esportivos, o Volkswagen T-Cross foi grande campeão, com 72.441 emplacamentos. O SUV foi seguido do Chevrolet Tracker (66.643) e Hyundai Creta (65.817). 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por