Perua elétrica

Audi revela conceito A6 Avant e-tron, que antecipa a station movida “a pilha”

Marcelo Jabulas
@mjabulas
23/03/2022 às 07:00.
Atualizado em 23/03/2022 às 08:24
 (Audi/Divulgação)

(Audi/Divulgação)

Cada marca tem sua estratégia de eletrificação. Algumas começam com compactos, como é o caso dE Fiat, Renault e Chevrolet. Outras apostam em modelos de maior valor agregado, como SUVs de luxo, que é o caso dE Jaguar, BMW, Volvo e Mercedes-Benz. E tem aqueles que vão em modelos de apelo esportivo, como foi a Porsche. 

Mas no meio disso tudo tem a Audi, que atira para todos os lados. Tem SUV, tem cupê e agora terá uma perua. A marca das quatro argolas acaba de revelar o A6 Avant e-tron, no Salão de Xangai. A Audi declara 700 km de autonomia e comportamento de supercarro.

O modelo ainda é um conceito, mas como nas apresentações anteriores, é o carro praticamente finalizado. Com design belíssimo, o carro se destaca pela identidade visual reelaborada. Ela segue a tendência dos últimos estudos de design da marca. Os faróis afilados, novo formato da “grade” fechada, assim como as tomadas de ar falsas moldura acentuadas.

Com quase cinco metros de comprimento (4,96 m) e apenas 1,44 m de altura e 1,96 m de largura, essa perua é musculosa. Com linha de cintura elevada, para-lamas alargados e imensas rodas de 22 polegadas. Na traseira, o destaque fica por conta das lanternas bem afiladas e pelos imensos extratores inferiores, que compensam a ausência das ponteiras de escapamento.

“Com o Audi A6 Avant e-tron concept estamos oferecendo um visual completamente tangível nos futuros modelos produzidos em nossa nova plataforma de tecnologia PPE”, explica o integrante do Conselho Audi para Desenvolvimento Técnico, Oliver Hoffmann. 

“Não estamos simplesmente eletrificando a história bem sucedida de 45 anos do Avant. O que nós mais queremos é usar a competência técnica para acrescentar um ponto de exclamação. Isso inclui a potente tecnologia de 800 volts, 270 kW de capacidade de carga e uma autonomia WLTP de até 700 km”, aponta.

E por falar em autonomia, essa perua supera seus irmãos. Como suas baterias suportam carregadores de até 270 kW, ela pode regenerar 300 km em apenas 10 minutos. Se o amigo aguardar mais 15 minutos, pode obter 80% da carga. 

Em números de desempenho a Audi, foi modesta. Não deu mais detalhes da motorização. O que se sabe é que a aceleração de 0 a 100 km/h foi ajustada para rápidos 4,0 segundos. 

No entanto, esse tempo pode parecer pouco diante dos irmãos, mas vale lembrar que essa perua certamente terá uma versão RS. Além disso, como se trata de uma perua, sua prioridade é ser um carro para longos deslocamentos, e os 700 km de autonomia cumprem com essa função.

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