MERCEDES-BENZ

Brabus elabora jipão “cascudo” 900 Crawler para celebrar aniversário

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 14/05/2022 às 05:48.
 (Brabus/Divulgação)

(Brabus/Divulgação)

A Brabus iniciou suas atividades há 45 anos. A empresa se tornou referência em modificar modelos Mercedes-Benz, a ponto de retirar o emblema celeste e aplicar um medalhão com “B” grafado. E para marcar a efeméride, acaba de apresentar o Crawler 900. 

Trata-se de uma versão radical do SUV Classe G, com apenas 15 unidades e com preço nababesco de 750 mil euros (R$ 3,95 milhões). Do modelo original sobraram chassi, partes do painel e faróis, além do conjunto mecânico (que foi todo modificado). A preparadora removeu a carroceria, portas, janelas, para-brisas, capô e para-lamas para construir uma espécie de UTV em gigante.

Com estrutura tubular e quatro bancos de competição (com cintos de cinco pontos), o “monstro” da Brabus manteve o painel com quadro de instrumentos digital, mas removeu o módulo multimídia. Por outro lado, ganhou sistema de navegação profissional. Afinal, a proposta dessa criatura é ir aonde não há estradas: desertos, trilhas, montanhas são seus hábitats.

Superlativo

Tudo no Crawler 900 é superdimensionado. Com mais de meio metro de altura livre do solo, esse carro pode passar por cima de quase tudo. Ele utiliza pneus de 40 polegadas para uso fora de estrada, além de rodas aro 20. 

Para tracionar esses rodões o motor V8 4.0 biturbo da AMG teve sua capacidade volumétrica ampliada para 4.5 litros. O bloco ganhou novo virabrequim, assim como bielas e pistões, para garantir o aumento das câmaras. As turbinas também foram trocadas por unidades de 1,4 BAR de pressão. 

Assim, a unidade passou a entregar 900 cv e absurdos 125 kgfm de torque. No entanto, os engenheiros afirmam que foi preciso limitar a força em 105 kgfm para não sobrecarregar o conjunto que conta com caixa de nove marchas e tração nas quatro rodas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por