Quase baiano

BYD simula inauguração de fábrica, que comprou da Ford na Bahia

Dolphin Mini será um dos carros montados em Camaçari, mas por hora está na linha apenas para sair no retrato

Marcelo Jabulas
Publicado em 02/07/2025 às 14:48.
 (Foto: BYD/Divulgação)
(Foto: BYD/Divulgação)

A BYD inaugurou, pelo menos em forma de solenidade, sua fábrica em Camaçari (BA). A chinesa pontuou a velocidade de apenas 15 meses para conclusão da obra. Mas vale lembrar que a instalação foi erguida onde funcionava a antiga linha de montagem da Ford, poupando obras de terraplanagem e alvenaria pesada. 

E mais, o início da produção ainda depende de liberação de licenças que ainda não foram expedidas. Por hora, está tudo pronto, com direito a carro figurativo na linha de montagem, mas a operação de fato ainda precisa concluir etapas burocráticas.

A nova unidade da BYD irá montar carros híbridos e elétricos, que segundo a marca terá capacidade para 150 mil unidades anuais. No entanto, a marca afirma que pode expandir para 300 mil. Mas, as produção não começará em imediato, basicamente ela apenas 

“A BYD é uma empresa feita por engenheiros e uma das que mais investem em pesquisa e
desenvolvimento no mundo. Toda essa tecnologia agora está presente na nossa fábrica brasileira. Levamos apenas 15 meses entre iniciar as obras e entregar o primeiro veículo em caráter experimental da nossa linha de produção. Esse é um momento histórico não apenas para a BYD, mas para o futuro da mobilidade sustentável em toda a América Latina”, afirma a vice-presidente executiva global e CEO da BYD Américas e Europa, Stella Li, em tom ufanista.

Segundo a marca, num primeiro momento, os automóveis serão produzidos em regime SKD.  Ou seja, o carro virá em módulos já montados da China, com carroceria já soldada, ao contrário do CKD em que as peças vêm desmontadas, inclusive os painéis de carroceria. Tudo é importado nesse momento, restando ao time baiano apenas a tarefa de encaixar os módulos na carroceria.

No entanto, a marca afirma que irá evoluir para a fabricação completa em Camaçari em 2026. No entanto, não deixa claro se a operação irá migrar para o CKD (com todas peças importadas da China) ou se irá recorrer a fornecedores locais para que os carros tenham índice de nacionalização (que os executivos ainda não sabem precisar qual seria o percentual). 

A marca também afirma que já formalizou contrato de fornecimento com a Continental Pneus, para fornecer compostos fabricados no Brasil. Ela também afirma que investiu R$ 5,5 bilhões na planta e que já admitiu 1.000 funcionários e irá expandir para 3 mil até o fim do ano.

Da planta de Camaçari sairão os modelos Dolphin Mini, Song Pro e King (o sedã terá motor flex). Apesar de ser em regime SKD, o Dolphin Mini se torna o primeiro carro 100% elétrico montado no país, mesmo que apenas o ar do pneu seja brasileiro.

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