
A Cadillac ficou famosa nos anos 1950 pela tendência dos carros “rabo de peixe”. O pioneiro dessa tendência com pontas na traseira foi o Eldorado, que ficou em linha de 1952 a 2002. Hoje, o estilo perdeu sua função estética, mas a anatomia pisciana está mais voga do que nunca.
Isso porque a Cadillac acaba de apresentar o Project GTP Hypercar. Trata-se de um bólido de corridas desenvolvido para as competições de Endurance (longa duração) da FIA. Ele será o representante da GM nas 24 Horas de Le Mans de 2023.
Se no passado os rabos de peixe eram elementos visuais inspirados na aviação, hoje as barbatanas são elementos funcionais de aerodinâmica. O GTP conta com barbatana central, que contribui para a estabilidade do carro.
Protótipos que correm no Campeonato Mundial de Endurance (WEC), assim como monopostos da Fórmula 1, já utilizam esses elementos há anos. Como um tubarão, a barbatana estabilizam e auxiliam nas manobras.
O carro atende ao novo regulamento LMH, sigla para Le Mans Hypercar e LMDh, que substituem a antiga Le Mans Prototype 1 (LMP1) e que figuram bólidos como Porsche 919 Hybrid, que foi tricampeão no WEC tanto como construtor, assim como pilotos. A nova categoria permite design semelhante aos dos hipercarros de produção e maior liberdade no número de cilindros dos blocos, mas exige sistemas híbridos e limitação de peso em 980 kg.
O novo Caddy chega com duas obrigações. A primeira é projetar a marca de prestígio da GM no universo do esporte a motor. A segunda é direcionar os novos rumos da marca.
“O Project GTP Hypercar é uma convergência única de forma e função e mostra a estética de desempenho futuro da Cadillac. Temos muito mais por vir, desde o próximo carro de corrida até incríveis veículos de produção”, afirma o designer-chefe de criação de exteriores da Cadillac, Chris Mikalauskas.
De fato esse Cadillac impressiona diante dos olhos, mas não está sozinho na parada. A BMW também acabou de revelar seu hypercar para correr em Le Mans e no restante do calendário. A Mercedes foi uma das pioneiras com o Project One, que inclusive esteve no Brasil, no Salão de São Paulo de 2018. A Toyota apresentou GR Super Sport, assim como Peugeot, Audi, Porsche, Renault, Aston Martin e Ferrari também trabalham em seus projetos.
Para fazer bonito diante dos rivais europeus, o Cadillac será equipado com motor V8 5.5, com potência estimada em 630 cv. O bloco será auxiliado por uma unidade elétrica Bosch, que entrega 671 cv combinados.
Com o GTP, Será a primeira corrida da Cadillac em Le Mans, desde os anos 1950. Ou seja, um rabo de peixe, além de funcional, era mais que obrigatório para um retorno em alto estilo.