
XANGAI (CHINA) - O leitor que acompanha o HD AUTO conferiu as novidades do Salão do Automóvel de Xangai. Trata-se da maior mostra automotiva do planeta que ocupa praticamente todo complexo de exposições da cidade com nada menos que 16 pavilhões.
Entre as novidades que desembarcam em breve no Brasil, também há marcas desconhecidas, tendências curiosas do mercado local e até apostas em veículos totalmente automatizados. Mas o que chama atenção são os protótipos de veículos voadores. Uma mistura de carro de passeio com drone, que ainda não estão liberados para uso, mas a indústria já se antecipou para tornar a tecnologia viável.
Marcas como Chery, GAC, Hongqi (que produz a limusine presidencial chinesa) e muitas outras levaram seus eVTOLs (sigla em inglês para veículo elétrico com decolagem e pouso vertical). Na prática, eles são imensos drones com cabines.
A Hongqi promete autonomia para até 200 km de voo e conforto para dois ocupantes. Mas o que mais chamou atenção foi o GAC Gove. Sofisticado, o veículo combina plataforma com quatro rodas e a unidade voadora.
Tem tese, ele pode funcionar como carro e se direcionar até o ponto de decolagem. Depois, o voo fica por conta das oito hélices. A cabine é sofisticada, com direito a grandes janelas e projeção no para-brisas.
Alguns fabricantes pretendem colocar esses drones gigantes em operação em 2026. Entre as empresas que apostam no modal está a brasileira Embraer, que pretende colocar seu "carro voador" em operação até 2027.
Enquanto os carros voadores não ganham os céus das grandes cidades, o carro autônomo já é realidade por lá. Muitos modelos utilizam o chamado sistema LiDAR.
Trata-se de um radar laser que faz uma varredura completa do que ocorre em volta do automóvel. Ele é combinado com outras dezenas de sensores que validam tudo o o que o LiDAR "enxerga".
E como algumas cidades chinesas já contam com sistema de tráfego inteligente, os carros conversam entre si e também interagem com semáforos.
Fofinhos e peludos
Os chineses se divertiram com carrinhos felpudos no Salão de Xangai. Muitos fabricantes apostaram em recobrir a carroceria de carros com pelúcia.
Na China é muito comum a prática de customizar carros, com enfeites e adereços. Bonequinhos e até mesmo dioramas são instalados para dar um toque pessoal aos carros.
No Salão de Xangai, os carrinhos de pelúcia eram verdadeiros imãs de influenciadores digitais locais. Um deles, da marca Wuling, foi transformado numa capivara. O roedor é uma mania entre os chineses e o simpático subcompacto era disputado por um exército de jovens influenciadores que registravam tudo o que viam.
Outros carros também apostaram na temática de videogames. A Wuling, assim como BYD, decoraram seus modelos com temas de jogos como PUBG e Black Myth: Wukong. Tacadas certeiras que atraíam os influenciadores como lâmpadas hipnotizam mariposas.