CARRO USADO

Chevrolet Blazer 2005 custa menos que carro popular

Chevrolet Blazer 2005 ainda oferece robustez para quem busca um carro que topa qualquer parada, mas não pode colocar um "apartamento" na garagem

Marcelo Jabulas
Publicado em 04/08/2025 às 15:35.
 (Foto: GM/Divulgação)
(Foto: GM/Divulgação)

O amigo (amiga) que conferiu nosso teste do Chevrolet Trailblazer deve ter tido duas percepções: a primeira é que o SUV raiz foi capaz de superar a barreira do tempo. A segunda é que ele não é nada barato. O preço de R$ 411 mil é uma pequena fortuna para a maioria dos brasileiros.

Mas é possível levar um SUV bruto para a garagem por um fração desse valor. Estamos falando do Chevrolet Blazer 2005. Este veterano tem valor, segundo a Fipe, na casa dos R$ 57 mil. E olha que estamos falando da versão Executive, bem equipada. 

Claro que estamos falando de um SUV de 20 anos e que não conta com modernidades como assistentes de condução e nem mesmo multimídia. Mas é uma opção para quem busca um carro com estrutura valente e não abre mão da robustez do motor diesel e da tração 4x4.

O Blazer é equipado com motor 2.8 turbodiesel de 132 cv e 34,7 kgfm de torque e é combinado com caixa manual de cinco marchas e tração 4x4. De série, oferece ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, bancos revestidos em couro, airbag duplo, freios ABS nas quatro rodas, computador de bordo, volante com ajuste de altura e sistema de som com CD player.

No exterior, destaca-se pelas rodas de liga leve aro 16, pintura metálica, rack de teto, para-choques na cor da carroceria e faróis de neblina. 

Ou seja, um pacote de comodidades que era o supra-sumo há 20 anos, mas deixa a desejar pela falta de portas USB e conectividades.

O painel de baia simples não permite a instalação de multimídias de terceiros. Assim, quem apostar no grandalhão terá que tirar a poeira dos CDs ou apostar num rádio com porta USB para conectar o celular e navegar a partir da tela do telefone.
Ao volante

Aqui no HD Auto já testamos várias vezes o Blazer de primeira geração. É um SUV com arquitetura arcaica, com posição de dirigir menos confortável que dos utilitários atuais, com banco baixo e pouca flexibilidade para as pernas. Mas é um carro legal de guiar.

O desempenho agrada pela boa oferta de torque, mas a força aparece em rotações elevadas (3.600 rpm), o que demanda pisar muito e saber trabalhar a transmissão. O fato de ter apenas cinco marchas estrangula um pouco seu desempenho na estrada e também afeta o consumo, que gira em torno de 7 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada.

Ou seja, um carro valente para quem busca um SUV barato e com robustez para encarar pavimentos e vias acidentadas e não pode gastar muito com um modelo novo. Mas é bom ficar atento que a manutenção do conjunto diesel não é barata. O lado bom é que essa geração antiga do bloco 2.8 aceita diesel S500, que é mais barato (apesar de mais poluente).

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