(GM/Divulgação)
Vender carro em 2022 não está fácil. Fabricar, então, tornou- se mais difícil ainda. Assim, a solução para entregar novidades aos consumidores tem sido a importação. Mas até para trazer de fora está complicado, pois faltam insumos em todo o mundo.
E nesse cenário nebuloso, a General Motors acaba de apresentar o Equinox 2023. O SUV chega reestilizado, com frente atualizada e novos conteúdos de conectividade. Mas chegou atrasado. O carro era prometido para o ano passado e só foi revelado agora.
Se tivesse chegado em meados de março, faria juz ao nome. Afinal Equinox vem de equinócio, que na astronomia corresponde aos dois dias do ano em que as duas “metades” do globo terrestre recebem a mesma intensidade de luz do Sol. Este ano, o equinó-cio de outono ocorreu em 20 de março, quando deu início à estação. Ele se repetirá em 22 de setembro, abrindo a primavera.
E para piorar, as vendas só começam em junho, quase no solstício de inverno, no Hemisfério Sul. E como ainda não há carro, também não há preço. A previsão é que os valores sejam divulgados na próxima semana.
Equinox RS
Deixando a logística e o alinhamento do planeta de lado, a grande novidade é que o Equinox ganhou novos faróis, grade e para-choque dianteiros. Ele também passou por leve ajustes na traseira e recebeu novas rodas.
O SUV também passa a ser oferecido na versão RS. Trata-se de uma opção com apelo visual mais esportivo, como já é feito no Cruze hatch e no Onix. O que muda nessa versão é que as rodas são pintadas de preto, as lanternas são escurecidas e elementos cromados dão lugar a apliques em preto.
Interior
Por dentro, o Equinox não mudou nada. O painel é o mesmo, com quadro de instrumentos analógico e computador de bordo ao centro. Por outro lado, o multimídia MyLink passa a contar com novas funcionalidades, como a assistente pessoal Alexa.
O monitor ainda conta com aplicativos Spotify e Weather Channel, que utilizam a banda larga 4G do próprio carro. Como nos demais modelos da marca, é possível compartilhar a internet do Equinox via Wi-Fi.
Motor e câmbio
Sob o capô, o Equinox também não muda um parafuso. O SUV é equipado com a unidade 1.5 turbo de 172 cv e 27,8 kgfm de torque. O bloco é combinado com transmissão automática de seis marchas e a tração é integral, o que faz dele um carro bastante estável em velocidades elevadas, mesmo com seus 4,62 m de comprimento e 1,5 tonelada de peso.
Agora é aguardar para saber quanto irá custar o Equinox. A banca de apostas estima valores entre R$ 220 mil e R$ 250 mil. Cabe no seu bolso, ou o amigo terá que esperar mais alguns equinócios para levantar o capital?