TESTE

Conferimos como anda o Fiat Cronos Drive 1.0 2026

Sedã não exerce mais o fascínio de outrora, mas é uma boa opção de automóvel para quem trabalha com táxi ou dirige por aplicativo

Marcelo Jabulas
Publicado em 09/08/2025 às 15:42.
 (Marcelo Jabulas)
(Marcelo Jabulas)

Comprar um sedã em 2025 é uma decisão estritamente por necessidade e não por desejo. Isso porque os automóveis três volumes perderam espaço para os SUVs. Os fabricantes preferem vender utilitários-esportivos aos modelos com porta-malas destacados.

E a razão é simples: o SUV tem maior apelo de mercado, maior valor agregado e consequentemente é mais fácil para a fabricante ganhar dinheiro com ele. Assim, o sedã encolheu e perdeu prestígio.

Uma dessas vítimas é o Fiat Cronos. Já escrevi aqui (mais de uma vez) que o Cronos foi um dos melhores produtos que a Fiat já lançou no Brasil. Um carro de visual legal, muito espaço, bom pacote de conteúdos e valores factíveis. 

Na linha 2026, o Cronos conta apenas com quatro versões, com valores que variam de R$ 107 mil a R$ 119 mil. Quem acompanha o HD AUTO conferiu a avaliação da versão Precision 1.3 AT, que continua como uma boa opção, apesar da concorrência interna com os SUVs compactos como Pulse e Fastback, que rivalizam em preço em suas versões de entrada (com foco no público PcD).

Mas quando falamos de um carro para trabalho, o Cronos Drive 1.0 surge como uma opção interessante, pois pode sair por menos de R$ 80 mil se o cliente for um taxista. E mesmo que o comprador seja um motorista de aplicativo, o preço faz dele uma das opções mais acessíveis entre os poucos sedãs disponíveis no varejo.

Conta a favor do Cronos Drive a boa eficiência. Um carrinho que tem médias urbanas na casa dos 10 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina). Ou seja, para quem ganha a vida ao volante, cada ml de combustível poupado corresponde em maior faturamento.

O sedã oferece pacote básico de equipamentos. Ele conta com direção elétrica, ar-condicionado, multimídia (com conexão sem fio para celulares), vidros e retrovisores elétricos e computador de bordo. 

Ele deixa a desejar por oferecer apenas dois airbags (por exigência de lei) e não ter nenhum tipo de assistente de condução. Com o pacote opcional disponível, que eleva o preço para R$ 112 mil, é acrescido rodas de liga leve e câmera de ré.

Ao volante

O Cronos Drive é equipado com a unidade Firefly 1.0 de 75 cv e 10,7 kgfm de torque, combinado com caixa manual de cinco marchas. O grande barato desse motor é a oferta total de torque abaixo dos 3,5 mil rpm. Ou seja, ele entrega força de forma muito ágil e ajuda a reduzir a letargia dos carros 1.0 aspirados. 

Assim, para quem ganha a vida rodando na cidade, seja no táxi ou no aplicativo, o Cronos é um carro interessante. Tem bom porta-malas (520 litros) para levar as compras e malas dos passageiros. Oferece boa comodidade para os clientes e recursos básicos de comodidade para o motorista.

Para o taxista é uma opção interessante, pois o preço pode ser bastante tentador. Para o motorista do App, o sedã pode permitir rodar em categorias superiores, que pagam melhor.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por