Donkervoort lança versão final do D8 para igualar recorde em Nurburgring

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
06/05/2016 às 22:42.
Atualizado em 16/11/2021 às 03:19
 (Donkervoort/Divulgação)

(Donkervoort/Divulgação)

A Donkervoort é uma fabricante holandesa, pouco conhecida no Brasil, mas com boa reputação no mercado europeu por seu modelo baseado no lendário Lotus Super Seven. Com 11 anos de mercado o D8 é o único produto da marca, que o confecciona de modo artesanal. No entanto, de tempos em tempos a empresa apresenta novas versões, ainda mais endiabradas, do roadster, quem apesar de poder rodar nas ruas é feito para andar em pistas de corrida, nos chamados track days. Mas os dias do D8 estão contados e a marca lançou a edição derradeira, batizada de GTO-RS, com produção limitada em 40 unidades ofertadas por 151 mil euros (R$ 600 mil). 

Apesar da semelhança visual com as versões GTO Bilster Berg Edition e GTO Bare Naked Carbon Edition, a Donkervoort garante que todo o carro foi revisto para um objetivo ambicioso, igualar seu recorde no Anel Norte de Nurburgring, que em bom alemão se diz Nordschleife. 

Em 2004, pouco antes de apresentar o D8, a empresa levou para Nurburgring uma versão preparada esportivo que cravou expressivos 7m 14s89 ao percorrer os 21 quilômetros do Inferno Verde. Recentemente, o carro voltou para Nordschleife e igualou o tempo da volta de 12 anos atrás, reafirmando o esportivo. 

Sob o imenso capô, o motor Audi TFSI turbo 2.5. A marca não revela seus dados de desempenho. No entanto, na atual versão do Audi RS3, a unidade gera 380 cv, mas não se sabe se é esta mesma configuração que foi adotada no D8. 

Sinceramente, com esse tempo, quem se importa com sua potência real?

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por