Em 2009, PEUGEOT 908 HDi FAP quebrou sequência de pódios da Audi em Le Mans

Marcelo Ramos
miramos@hojeemdia.com.br
03/09/2016 às 10:44.
Atualizado em 15/11/2021 às 20:40
 (Divulgação)

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Vencer em casa é sempre um motivo de orgulho. Basta nos lembrarmos da vibração dos medalhistas brasileiros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No automobilismo não é diferente. Quem não se emociona ao lembrar ou dar replay na histórica vitória de Ayrton Senna no GP do Brasil de 1991? 

Se a vitória é em Le Mans tem gosto ainda mais especial. Sobretudo para os franceses. Na mais famosa corrida do mundo, muitas vezes os pilotos ficam num segundo plano e o herói acaba sendo o carro. E em 2009, o Peugeot 908 HDi FAP conquistou as primeira e segunda colocações, desbancando a Audi, que até então acumulava oito vitórias na prova.

O desenvolvimento do 908 teve início em 2006, após um longo período fora das provas de longa duração. A Peugeot, que tinha feito dobradinha nas edições de 1992 e 1993 nas 24 Horas de Le Mans, com o 905 Evo 1B, tinha migrado para a Fórmula 1 na temporada de 1994 e forneceu motores para a categoria até 2001, mas sem muito sucesso. 

Engenharia
Equipado com um V12 biturbo diesel 5.5 de 730 cv e 120 mkgf de torque, o carro ainda contava com uma unidade híbrida que rendia uma potência extra de 80 cv por um período de 20 segundos. O protótipo ainda contava com uma transmissão de seis velocidades com acionamento eletro-pneumático, fornecido pela inglesa Ricardo.

O 908 fez sua estreia com vitória nos 1.000 Km de Monza. A conquista demonstrou o potencial do carro, que poderia fazer com que a Peugeot voltasse a vencer em Le Mans e terminou o ano com o título da Le Mans Series. 

Na classificação para a edição de 2008 da prova francesa, os 908 HDi FAP asseguraram as três primeiras posições no grid, para desespero da Audi e seus furiosos R10 TDI. No entanto, os alemães conquistaram a terceira vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans e também faturam o campeonato no final do ano.

Em casa
Para a prova de 2009, a Peugeot fez melhorias no carro, que o tornou mais eficiente. Havia uma grande expectativa. O carro número 8 tinha dado à pole novamente aos franceses. No entanto, fora o carro número 9, pilotado pelo trio formado pelo australiano David Brabham, o espanhol, Marc Gené e o austríaco Alexander Wurz, que garantiu a primeira colocação após 382 voltas. A Peugeot voltava a vencer em casa, após 16 anos.

O 908 HDi FAP ainda conquistou o título da Le Mans Series na categoria LMP1, com a equipe Team Oreca Matmut, em 2010. No entanto, as mudanças de regulamento para a temporada 2011 do Mundial de Endurance, que estipulava motores menores fizeram do 908 um carro obsoleto, deixando o caminho aberto novamente para a Audi, que venceria mais cinco edições das 24 Horas de Le Mans entre os anos de 2010 e 2014.

Nos quatro anos que esteve na ativa, o Peugeot 908 HDi FAP participou de 30 corridas, venceu 20 delas e registrou 23 poles. Entre os pilotos que conduziram o carro, estão o brasileiro Ricardo Zonta e o canandense Jacques Villeneuve. 

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