O mercado de automóveis registrou retração de 8,2% sobre janeiro. Ao todo foram licenciadas 119.755 unidades, contra 130.459 do período anterior. Os números são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Um dos fatores da queda é o Carnaval e o fato de fevereiro ter apenas 28 dias. “Tivemos apenas 18 dias úteis em fevereiro e conseguimos evoluir 11,16% no volume diário de veículos sobre o resultado de janeiro. Na média, foram emplacadas 12.801 unidades, diariamente, em fevereiro, contra 11.516 unidades em janeiro deste ano. A elevação sobre o ano anterior está muito relacionada ao auge da crise de falta de produtos que atingiu o setor automotivo, principalmente, nos anos de 2021 e 2022”, analisa o presidente da entidade, José Maurício Andreta Júnior.
Feriados a parte, a liderança do mercado continua nas mãos da Fiat. A marca tem 22,06% de participação de mercado em 2023, com 55.194 unidades vendidas nos dois primeiros meses do ano.
A General Motors segue na segunda posição com 16,49% (41.271 unidades) e a Volkswagen fecha o pódio com 14,52% das vendas, com outros 36.323 carros emplacados.
Mais vendidos
Entre os modelos mais vendidos a Strada, segue com seu reinado inabalado. A picape licenciou 6.837 unidades. A picape é seguida da dupla Onix (6.084) e Onix Plus (5.125).
O Hyundai HB20, que foi líder de vendas no segmento de carros de passeio, despencou em fevereiro, com apenas 2.992 unidades emplacadas. Por outro lado, o Creta foi o modelo mais vendido do mês, com 4.606 licenciamentos.
Um dos destaques do período foi o Volkswagen Polo. O compacto da VW passou por reposicionamento no final de 2022, com direito a versão Track, que foi projetada pra substituir o Gol.
E a estratégia deu certo. O Polo emplacou 3.762 unidades em fevereiro, levando em consideração o desempenho pífio do modelo em 2022, que fechou o ano com 8 mil unidades, o desempenho de fevereiro prova que a Volks acertou na decisão. No acumulado do ano, o modelo já vendeu quase 6 mil unidades.