
Quando a Toyota lançou o Yaris em 2018, o mercado vivia um momento aquecido no segmento de compactos. Polo, Argo e o futuro Onix (que chegaria em 2019), mostravam que o segmento hatch tinha fôlego para driblar o avanço dos SUVs.
Mas fatores como instabilidade econômica, pandemia, novas exigências de segurança e emissões, além da crise de fornecimento de peças, fizeram com que os compactos deixassem de ser uma boa opção, principalmente para a indústria. No entanto, o Toyota Yaris vem se mantendo estável no mercado.
Depois de vender quase 40 mil unidades em 2019, suas vendas encolheram em 2020, diante do cenário pouco animador e também pelo fato de a Toyota ter concentrado seus esforços de vendas na nova geração do Corolla e também do SUV Corolla Cross. Mesmo assim, o hatch fechou o período com 21 mil unidades e repetiu o desempenho em 2021. Este ano, segundo a Fenabrave, já são quase 19 mil licenciamentos entre janeiro e setembro.
Fato é que o Yaris não é um carro badalado. Quando se pensa em Toyota, o Corolla e sua variante SUV vêm à cabeça. Mas é a dupla que vende o Yaris. O consumidor chega na revenda atraído pelo Corolla Cross e descobre que por bem menos pode sair com um mini Corolla.
Entre os compactos, ele também é sublimado. Hoje, Onix e HB20 são as principais referências do mercado. Polo e Argo vêm no segundo pelotão e o City Hatchback é a nova sensação, por seu pacote de conteúdos, mas extremamente caro. E nessa disputa, o Yaris corre em segundo plano. Uma espécie de terceira via do segmento.
Por outro lado, é um automóvel equilibrado. Ele oferece bom conjunto mecânico, apesar de não empolgar, é confiável e eficiente. Ele ainda tem construção e acabamento que superam seus concorrentes. No entanto, deixa a desejar por não oferecer recursos modernos em eletrônica. Aquele clássico nota 7.
Raio-X Toyota Yaris XS 1.5
O que é?
Hatch compacto, quatro portas e cinco lugares.
Onde é feito?
Fabricado na unidade de Indaiatuba (SP).
Quanto custa?
R$ 103.990
Com quem concorre?
O Yaris concorre no segmento de hatches compactos, em que figuram modelos como Chevrolet Onix, Fiat Argo, Honda City Hatchback, Hyundai HB20, Peugeot 208 e Volkswagen Polo.
No dia a dia
Em sua versão intermediária, o Yaris se mostra uma opção interessante num mercado em que qualquer automóvel mais qualificado já superou a casa dos R$ 100 mil. O compacto oferece muita comodidade, tem comportamento equilibrado tanto em consumo como em performance. Tudo isso somado com a credibilidade da marca japonesa.
Sua lista de conteúdos tem bancos e volante revestidos parcialmente em couro, direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado digital, partida sem chave, multimídia (com Android Auto, Apple Carplay, câmera de ré e opção download de apps), trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), rodas de liga leve aro 15 e seis airbags.
O pacote de assistências poderia ser mais generoso. Ele apenas conta com alerta de saída de faixa e alerta de colisão.
O espaço interno é bom e o assoalho plano é um alento para o passageiro que viaja no centro. O porta-malas de 310 litros segue o padrão do segmento.
Já a montagem é impecável, assim como o isolamento acústico. Tudo isso ajuda a transmitir uma boa sensação de conforto a bordo.
Motor e transmissão
O motor 1.5 de 110 cv e 14,9 mkgf de torque é o mesmo desde que o carro foi lançado em 2018. Ele entrega bom volume de torque em baixa rotação, o que garante bom comportamento.
A caixa CVT é a mesma do Corolla, com emulador de sete marchas. Essa transmissão, quando se exige potência, oscila bastante. O giro se eleva rápido e basta aliviar o pé, que relação se alonga para entregar eficiência, mesmo que o motorista queira apenas manter a velocidade de cruzeiro, principalmente em rodovias. Assim, é melhor deixar a caixa no modo manual, de sétima, para evitar o sobe e desce de rotação.
Como bebe?
Abastecido com álcool, a média urbana foi 6,5 km/l e 9,7 km/l, no trajeto rodoviário.
Suspensão e freios
O Yaris tem suspensão simples: McPherson na frente e eixo rígido atrás. O acerto é bom e privilegia o conforto, mas tem curso elevado para dar conta da buraqueira, o que acaba penalizando a estabilidade. Em curvas mais rápidas, a carroceria tende a oscilar, mesmo com o auxílio dos controles de tração (TC) e estabilidade (ESP).
Já os freios contam com disco na frente e tambor atrás, além de assistente de partida em rampa (Hill Holder).
Palavra final
O Yaris, mesmo sem ter uma pegada esportiva ou inovações como quadro de instrumentos digital e um pacote assistência à condução (ADAS) aprimorado, encanta pela racionalidade. É um carro que entrega tudo que promete e se apega ao bom nome da marca japonesa. Para quem não gosta de surpresas, ele faz o "feijão com arroz" com categoria.