
Na segunda-feira (26) a Volkswagen fará o lançamento comercial do Tera. Trata-se de um aventureiro derivado do Polo Track que tem como principal rival o Fiat Pulse.
Diante da chegada do concorrente alemão, a marca italiana correu para atualizar o Pulse, que chegou em sua linha 2026, com visual rejuvenescido, graças ao novo para-choque frontal e grade do radiador.
Entre as novidades, a opção de teto solar panorâmico e o retorno da versão de entrada 1.3 manual. Ela tinha sido descontinuada no fim de 2024, mas agora está de volta.
E a razão é simples, a Fiat quer ter uma opção de acesso para mantê-la como o SUV mais barato do mercado. Hoje, o modelo mais barato do segmento é o Citroën Basalt 1.0 (aspirado), que parte de R$ 100.490. Assim, o Pulse “queixo duro” poderia surgir por R$ 99.990.
Mas tudo isso ainda é especulação. Isso porque a Fiat não anunciou os valores da linha 2026 do Pulse. Ela vai esperar o anúncio dos preços do concorrente da VW.
Demais versões
Além da opção manual, o Pulse também é oferecido na configuração Drive 1.3 CVT, T200 CVT, Audace T200 Hybrid CVT e Impetus T200 Hybrid CVT, além do furioso Abarth 1.3 turbo AT6. Os preços também serão divulgados depois do lançamento do Tera.
Em termos mecânicos, a linha 2026 mantém as mesmas opções de motores, partindo da unidade 1.3 Firefly de 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Ela também conta com versão T200 1.0 de 130 cv e 20,4 kgfm de torque e a opção eletrificada, que combina o motor 1.0 turbo com o módulo BSG. E por fim o motor T270 1.3 de 176 cv e 27,5 kgfm de torque, exclusivo para a versão Abarth.
Por hora é só. Depois que a Volkswagen tirar o pé da janta da Fiat, a gente conta os preços.