clone italiano

Fiat lança furgão Scudo que é um déjá vu dos franceses Jumpy e Expert

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 24/06/2022 às 09:32.
Fiat Scudo chega ao mercado brasileiro com versões a diesel, importadas do Uruguai, e uma versão elétrica, vinda da Europa (Fiat/Divulgação)

Fiat Scudo chega ao mercado brasileiro com versões a diesel, importadas do Uruguai, e uma versão elétrica, vinda da Europa (Fiat/Divulgação)

Fiat acaba de lançar o furgão Scudo. Trata-se de uma versão piemontesa dos franceses Peugeot Expert e Citroën Jumpy. O modelo é montado no Uruguai, da mesma linha de onde saem os franceses. Na prática, o que muda é apenas o emblema e a grade do radiador.

O modelo é mais um produto oriundo da fusão entre FCA e PSA. A Stellantis quer combinar modelos e marcas para ampliar sua participação de mercado. Em alguns países latinos, ela vende a picape Strada como Ram 700, assim como uma versão Peugeot do Fiorino. 

E com a troca de emblema com os furgões franceses, a Stellantis amplia a faixa de cobertura de preços. E por falar em valores, o furgão parte de R$ 187.990. O Scudo será oferecido em três versões: Cargo (com carroceria fechada), Multi (com compartimento traseiro envidraçado) e e-Scudo, opção 100% elétrica. Com isso, a Fiat amplia sua gama de comerciais leves, que já conta com Fiorino e Ducato.

Scudo diesel

A versão turbodiesel é equipada com o mesmo motor BlueHDI 1.5 turbodiesel dos primos franceses. A unidade entrega 120 cv de potência e 30,5 kgfm de torque, combinado com transmissão manual de seis marchas. 

O furgão consegue carregar até 1,5 tonelada, numa área de 6,1 metros cúbicos de volume. Para facilitar a acomodação da carga, as caixas de rodas têm a mesma largura das colunas das portas. Ou seja, o que passa pela porta consegue deslizar pelo assoalho.

A versão Multi (com janelas) permite conversão para uso de passageiros com capacidade para até sete pessoas. A marca não vende o modelo com os bancos extras, serviço que fica por conta de empresas especializadas nessas adaptações, assim como uso como ambulância, food truck.

Furgão elétrico

Mas a cereja do bolo está na versão elétrica e-Scudo, que vem importada da Europa. Oferecido com motor de 136 cv e 31,5 kgfm, o furgão elétrico pode rodar até 330 km com uma única carga de bateria. 

Com foco no setor de entregas, a Fiat oferece o modelo apenas na versão furgão, justamente para ser um carro para cumprir rotas dentro de centros urbanos, sem emitir poluentes.

O Scudo já está em pré-venda da rede Fiat Professional, que conta com pontos em 200 concessionários da marca. As entregas do furgão começam em agosto.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por