
Há muito a Fiat deve um esportivo nato ao mercado brasileiro. No passado, a marca lançou modelos como o clássico Uno Turbo, Marea Turbo, assim como Punto, Linea e Bravo T-Jet. Agora resolveu apostar num modelo apimentado novamente.
O palco, mais uma vez, foi o Big Brother Brasil (BBB), que no ano passado revelou o Pulse e agora apresenta a versão Abarth do SUV. O jipinho apimentado chega no segundo semestre e marca o retorno da divisão do escorpião.
Equipado com motor 1.3 de 185 cv e 27,5 kgfm de torque (o mesmo da Toro, Renegade, Compass e Commander), o Pulse nervoso será o primeiro de três modelos com chancela Abarth no país. Além disso, o modelo será o prêmio do vencedor do reality show da Rede Globo.
“A Abarth é esportiva na sua essência, é excitante, provocante. É essa combinação que vai gerar valor tanto para a Abarth quanto para a própria Fiat”, afirma o vice-presidente Sênior da Fiat para América do Sul, Herlander Zola.
Além da maior oferta de torque e 55 cv a mais que a versão Impetus, o Pulse Abarth também terá visual exclusivo. O modelo recebeu novos para-choques, grade do radiador, ponteiras de escapamento, spoiler, assim como rodas aro 17 exclusivas. Em breve, a marca deverá revelar detalhes do interior.
Abarth
A Abarth surgiu em março de 1949 como uma oficina de preparação na Itália, fundada por Carlo Abarth. A empresa se especializou em envenenar modelos Fiat e ganhou notoriedade no automobilismo.
A reputação da Abarth era tão boa, que em 1971 a Fiat resolveu adquirir a empresa para se tornar sua divisão de alto desempenho. Entre os modelos mais populares está o 695 Abarth, que é uma versão furiosa do 500, que já teve diversas derivações, como versões de tributo às marcas Maserati e Ferrari, assim como edições para uso em pista.
No Brasil, o escorpião usou seu venenoso ferrão duas vezes. Em 2002, a Fiat lançou o Stilo Abarth com motor 2.4 de 167 cv e 22,8 kgfm de torque. Já em 2014, a marca italiana passou a importar o 500 Abarth, com seu motor 1.4 turbo de 167 cv e 23 kgfm de torque.