Teste

Fiat Toro Ultra é um sedã com vocação de picape, ou picape com jeito de sedã?

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 26/03/2022 às 06:35.
 (Marcelo Jabulas)

(Marcelo Jabulas)

Até meados dos anos 1980, uma picape deveria ser um veículo com caçamba grande para acomodar muita carga. Mas, com a escassez de opções no mercado, passaram a ser carros de luxo. Marcas como a Chevrolet ofereciam versões cabine dupla da D20, mas a grande maioria da vendas eram de cabines simples. Assim, as transformadoras passaram a instalar não apenas uma cabine alongada, mas tampas rígidas na caçamba para converter num porta-malas. 

Assim, quem queria um carro mais sofisticado que um Opala ou um Santana tinha que apelar para uma picape transformada. Hoje, as picapes são majoritariamente cabine dupla. Elas deixaram de ser meros veículos de carga e passaram a ser opções de carro de passeio, mas com o inconveniente de ter a bagagem vulnerável na caçamba. 

A Fiat percebeu a demanda e apresentou a versão Ultra, em 2019. Três anos depois, voltamos a testar a picape, que no ano passado passou pela primeira intervenção visual e ganhou novos conteúdos. 

Com preço sugerido de R$ 203.012, figura no topo da linha. Só não é mais cara que o elétrico 500e, que supera os R$ 250 mil. Essa picape, que podemos considerar como um sedã de luxo, ganhou conteúdos fartos, como quadro de instrumentos digital, novo multimídia, assim como assistentes de condução, para quem quer ser cascudo, mas sem abrir mão do conforto.

Raio-x Fiat Toro Ultra 2.0

O QUE É?
Picape cabine dupla de porte intermediário e cinco ocupantes.

ONDE É FEITA?
Na unidade da Stellantis em Goiana (PE).

QUANTO CUSTA?
Entrada: R$ 203.013
Testada: R$ 207.073

COM QUEM CONCORRE
A Toro Ultra é a única picape com capota rígida de fábrica. Ela disputa mercado com as versões mais sofisticadas das picapes médias, como S10, Ranger, Frontier, L200 Sport e Hilux.

NO DIA A DIA?
Um dos grande trunfos da Toro é se comportar com um carro de passeio. No uso cotidiano, ela é mais prática que uma picape média. Afinal é um carro de 4,90 m de comprimento que disputa espaço com compactos bem menores. 

O espaço interno agrada e o acabamento é refinado. A lista de série conta com quadro de instrumentos digital, ar-condicionado digital de duas zonas, partida sem chave, carregamento sem fio, retrovisores elétricos com rebatimento, bancos revestidos em couro e ajuste elétrico para motorista, retrovisor fotocrômico, sensor crepuscular e acionamento automático do limpador de para-brisas. 

A cereja do bolo é o sistema multimídia de 10,1 polegadas. A grande tela vertical conta com navegação GPS nativa, internet 4G (TIM), conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio, assistente Amazon Alexa, câmera de ré, assim como sistema de acesso remoto Fiat Connect. 

O sistema de acesso remoto permite monitorar diversos parâmetros da picape, como nível de combustível, alerta de furto e movimento, além de permitir dar partida no motor do motor à distância e até mesmo acionar ar-condicionado ou aquecimento. Recursos que permitem ficar sempre de olho no carro. A lista ainda inclui rodas de liga leve aro 18 e faróis de neblina. Ele ainda conta com alerta de colisão, frenagem automática de autônoma emergencial, monitor de faixa e ajuste automático de facho dos faróis.

MOTOR E TRANSMISSÃO
O motor turbodiesel 2.0 de 170 cv e 35,7 mkgf de torque oferece muita força à picape para carregar até uma tonelada de carga. A transmissão automática de nove marchas forma um par perfeito que garante oferta de torque e velocidades de cruzeiro em baixa rotação. 

Fatores que contribuem para melhor eficiência. Apesar de oferecer menos torque e potência que as médias, a caixa é o ponto forte e garante melhor performance na estrada. A Ultra, ainda oferece tração integral permanente, com simulador de reduzida e bloqueio de diferencial. 

COMO BEBE?
O combinado entre urbano e rodoviário foi de 12,4 km/l.

SUSPENSÃO E FREIOS
Apesar de ser um carro de proposta urbana, a Ultra tem suspensão de picape. Mas o conjunto traseiro independente sacoleja menos que uma média com feixe de molas. O sistema de freios utiliza tambor na traseira e disco na frente. Ela inda conta com controles de estabilidade (ESP) e tração e Hilll Holder.

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