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CVT

Fiat volta a oferecer compacto Argo com transmissão automática

Marcelo Jabulas@mjabulas
Publicado em 01/03/2023 às 15:10.Atualizado em 21/03/2023 às 15:13.

A Fiat anunciou recentemente o lançamento do Argo CVT. O modelo volta a ter uma opção com transmissão automática desde que o motor 1.8 foi descontinuado na virada para 2022.

A versão chega para aplicar uma correção no na linha do compacto. O Argo era o único modelo do segmento sem opção de transmissão automática. 

E considerando que 63,5% das vendas de automóveis em 2022 foram de modelos sem pedal de embreagem, a Fiat viu o Argo perder participação. O hatch fechou o ano na nona posição do ranking de emplacamentos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), com 64 mil licenciamentos.

Agora, os executivos italianos esperam um incremento de 40% nas vendas com a chegada das opções automáticas. A transmissão do tipo CVT, com emulação de sete marchas, é oferecida nas versões Drive 1.3 (R$ 90.990) e Trekking 1.3 (R$ 96.990).

Com esses valores, a Fiat passa a contar com o carro automático mais barato do mercado brasileiro. Mesmo assim, está longe de ser um automóvel barato.

Mesmo custando R$ 91 mil, a lista de equipamentos da versão Drive é modesta. O compacto oferece direção elétrica, computador de bordo, ar-condicionado, multimídia Uconnect (com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e Bluetooth), além de vidros dianteiros elétricos e assistente de partida em rampa.

Por cerca de R$ 4 mil, o consumidor pode dar um upgrade no Argo Drive e adicionar itens como ar-condicionado digital, vidros traseiros elétricos, retrovisores elétricos, sensor de ré, partida sem chave, volante revestido em couro, acabamento S-Design e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Conjunto mecânico

A caixa, que já equipa modelos como Pulse, Strada, Cronos e Fastback é combinada com motor 1.3 de 107 cv e 13,4 kgfm de torque. Com exceção do Fastback, que utiliza motor 1.0 turbo de 130, o casamento da unidade Firefly e a caixa caiu bem nos demais modelos da marca. 

No HD Auto já conferimos Pulse, Strada e Cronos com esse conjunto mecânico. Em todos os casos os italianos entregaram comportamento satisfatório. A combinação definitivamente fará bem ao Argo e lhe devolverá um pouco do prestígio perdido.

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