Existem palavras que não podem ser proferidas no mundo do automóvel. Uma delas é Powershift, nome que batiza a malfadada transmissão de dupla embreagem da Ford.
Por aqui, o Powershift foi um fracasso total. A transmissão tinha problema crônico de projeto, devido a falha de vedação que travava a caixa.
Agora a Ford lança com toda pompa e circunstância o Puma ST Powershift. Isso mesmo, trata-se da versão híbrida do SUV compacto, que combina motor 1.0 EcoBoost com módulo 48 volts. O resultado são 170 cv e 25 kgfm de torque.
Toda a força do jipinho é transferida para as rodas pela transmissão Powershift. A caixa continua com dupla embreagem, trocas rápidas, mas foi revisada para garantir que o carro não se torne um mico, como aconteceu por aqui com Fiesta, EcoSport e Focus.
E por falar em Focus, o Puma é o sucessor natural do hatch médio. A Ford tem expandido seu plano de criar uma gama apenas de utilitários-esportivos e picapes (com exceção do Mustang).
O Puma ST tem visual arrojado, com para-choques exclusivos. De traseira, ele lembra um Edge ST em escala.
Por dentro, o SUV conta com quadro de instrumentos digital, partida sem chave, climatização digital, sistema Sync 3, multimídia flutuante com conexão para smartphones e bancos esportivos.
Por aqui, a Ford não tem intenções de importar o Puma, pois chegaria caro demais e ainda conta com o agravante do sobrenome.