A Geely, marca chinesa que por aqui é associada à Renault, acaba de lançar o EX2. O modelo estreia com preço agressivo, partindo de R$ 120 mil, na versão Pro, e R$ 135.100, na topo de linha Max.
Não é preço de carro popular, mas trata-se de uma faixa de valor em que o brasileiro consegue levar para casa as versões de entrada dos SUVs de acesso, aqueles modelos derivados de hatches como Renault Kardian, Fiat Pulse, Citroën Basalt e Volkswagen Tera.
No universo dos elétricos, o EX2 é muito agressivo. Ele só perde para o Renault Kwid E-Tech (R$ 100 mil) e promete infernizar a vida do BYD Dolphin Mini, que começou a ser montado em Camaçari (BA) e custa o mesmo tanto. Mas a vantagem do EX2 é que ele é maior, mais potente e promete um tiquinho mais de autonomia.
A bateria de 39,4 kWh permite rodar até 289 km, de acordo com a metodologia do Inmetro. Ele permite ser carregado um carregador rápido (de corrente contínua) de até 70 kW, que completa o ciclo de 30% a 80% em menos de 30 minutos. O tempo de recarga varia de acordo com a fonte de alimentação.
São 4,13 m de comprimento e 2,65 m de distância entre-eixos. Para se ter uma ideia, o Fiat Pulse tem 4,10 m e 2,53 m na ordem. Já o Dolphin Mini tem apenas 3,78 m de comprimento e 2,50 m de largura.
O porta-malas do EX2 também dá um banho no golfinho baiano, são 375 litros contra 230 litros do BYD. O Geely ainda comporta mais 70 litros no compartimento sob o capô.
O motor do Geely também é mais potente, com 116 cv e 15,3 kgfm de torque contra 75 cv e 13,8 kgfm de torque. E se não bastasse, o EX2 tem tração traseira, como o primo Volvo EX30.
Com todo elétrico, a entrega de vigor é comedida para não comprometer a autonomia. A aceleração de 0 a 100 km/h é de 10,2 segundos e a velocidade máxima foi limitada em 130 km/h, mais que suficiente para qualquer rodovia brasileira.
Por dentro, o carrinho conta com interior minimalista, com direito a um imenso multimídia de 14,6 polegadas que agrega praticamente todas as funções do carro. O modelo oferece quadro de instrumentos digital, climatização digital, assistentes de condução e um acabamento de boa qualidade.
O visual do EX2 segue a filosofia do design chinês, com um estilo sóbrio e sem excessos. Assim como o SUV EX5 falta um pouco de personalidade ao modelo, mas não deixa de ser simpático.