
A Geely abriu pré-venda, do EX5, SUV elétrico que parte de R$ 195.800 na versão Pro, podendo chegar a R$ 225.800 na configuração Max, após o período promocional. Apesar do esforço comercial, o modelo enfrenta desafios para conquistar o consumidor brasileiro.
O principal obstáculo continua sendo o próprio segmento dos carros elétricos, que ainda gera desconfiança entre os compradores. Mesmo com incentivos fiscais e redução de IPI, os modelos a bateria enfrentam críticas quanto à autonomia limitada, alta depreciação e o elevado custo de substituição da bateria, que pode representar até metade do valor do veículo.
Se não bastasse, a marca ainda terá que driblar a falta de tradição e a memória de uma breve e mal-sucedida passagem pelo país na década passada. A Geely se apega à parceria com a Renault, que cuidará da distribuição e promete produção local em São José dos Pinhais (PR). O EX5, primeiro produto dessa nova fase, chega como alternativa mais acessível aos elétricos premium, mas sem identidade própria.
Visualmente, o SUV apresenta linhas conservadoras e genéricas. Com 4,61 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos generosas que valorizam o espaço interno. A motorização entrega 218 cv e 32,6 kgfm de torque, com uma bateria de 60,2 kWh, cuja autonomia de até 413 km.
No interior, o EX5 oferece central multimídia de 15,4 polegadas, comandos por voz, câmera 360°, assistentes de condução, bancos dianteiros com ajustes elétricos, teto solar panorâmico e conectividade com smartphones. Tudo dentro do esperado para a categoria, mas sem novidades que se destaquem.
No contexto de preços, o EX5 não parece tão tentador quando comparado a outros elétricos chineses como BYD Yuan Pro, GAC Aion Y e Aion V, sua atratividade se reduz, especialmente com o fim da pré-venda.Isso sem falar que há opções mais baratas como o BYD Dolphin e Dolphin Mini, assim como Chevrolet Spark EV, que custa R$ 160 mil.
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