
A indústria do automóvel no Brasil sacou que não dá mais para vender 3,5 milhões de carros por ano. O brasileiro empobreceu, os juros de crédito estão nas alturas, e o consumidor se estapeia para encontrar um carro usado que não esteja aos pedaços.
Mas por outro lado, há uma parcela pequena da população que pode gastar. E ela gasta muito com modelos luxuosos como SUVs e também picapes. A Ram, marca do grupo Stellantis, abriu caminhos para o setor de caminhonetes de luxo, com os modelos Classic, 1500 Rebel, 2500 e 3500. São picapes que vão de R$ 350 mil a quase R$ 600 mil.
O desempenho da marca do carneiro chamou a atenção de concorrentes como General Motors e Ford. No passado elas dominavam o mercado com D10, D20, Silverado, F-100, F-1000 e F-350. Mas decidiram que a modernidade seriam as médias como S10 e Ranger.
Agora a GM prepara uma ofensiva contra a Stellantis. Ela confirmou o lançamento da grandalhona Silverado. Ela chega de olho na prateleira alta do segmento. E como não será um carro de trabalho, mas um carro de luxo, pensada nos Mezengas e Berdinazzis da agro negócio, ela terá motor V8.
Segundo a Quatro Rodas, há uma incerteza se a picape virá equipada com o V8 5.3 de 360 cv, ou com o popular LT1 6.2 do Camaro, com potências entre 426 cv e 455 cv. Ainda segundo a revista a transmissão será automática de 10 marchas.
A picape deverá estrear ainda em 2023, com preços que devem girar na faixa dos R$ 450 mil. Sua chegada deverá ocorrer logo depois do início das vendas da nova Montana, que chega no início do ano para brigar com a Fiat Toro.
Nova S10
Em linha desde 2012, a S10 passará também por uma atualização. A picape foi renovada nos Estados Unidos e deverá trazer para o Brasil o mesmo visual.
Em termos mecânicos, não deverá ocorrer mudanças. Ela seguirá equipada com o motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque. Esse bloco é um dos mais bem resolvidos entre as médias.
Mas sua chegada deverá ficar para 2024. Isso porque o time de engenharia acabou de finalizar a Montana e precisa de pelo menos um ano para desenvolver a nova geração da média. Assim, a nova S10 deverá chegar no segundo semestre de 2024.