S10 dos gringos

GMC atualiza Canyon, a prima da nossa S10, que ainda demorará para mudar

Marcelo Jabulas
@mjabulas
Publicado em 12/08/2022 às 09:07.
Nova geração da GMC Canyon ganha visual moderno e mais esportividade, principalmente na versão AT4X, com apelo off-road e conta com 10 câmeras, inclusive debaixo da carroceria (Divulgação)

Nova geração da GMC Canyon ganha visual moderno e mais esportividade, principalmente na versão AT4X, com apelo off-road e conta com 10 câmeras, inclusive debaixo da carroceria (Divulgação)

A Chevrolet S10 entrou na fase final de sua geração. E já não era para menos: a picape estreou por aqui em 2012. Lá fora, suas parentes próximas já mudaram de geração. Primeiro foi a Colorado e agora a Canyon.

A Canyon é a versão GMC da picape média. A divisão de picapes da General Motors atua junto com a Chevrolet no segmento de comerciais leves no Estados Unidos, onde disputam mercado com Ford, Ram e Toyota. 

A nova Canyon chega para se posicionar no segmento de médias, em que figuram, além da Colorado, modelos como Ford Ranger e Toyota Tacoma (prima da Hilux vendida por aqui). De acordo com a marca, a ideia é ampliar sua participação no segmento off-road, com a versão AT4X.

De fato, o mote da GMC sempre foi abastecer nichos de serviços. A marca criada em 1911 como General Motors Truck Company, por William Durant, sempre foi referência no fornecimento de caminhões leves, ambulâncias, veículos militares e outros segmentos profissionais.

“A Canyon se beneficia dos principais aprendizados obtidos com nossa estratégia AT4 para oferecer aos clientes uma picape off-road de médio porte mais avançada”, explica o vice-presidente global da GMC, Duncan Aldred.

E para se destacar no nicho fora de estrada, a picape trás recursos interessantes que podem ser empregados na futura S10, que dever chegar por aqui entre 2024 e 2025. Entre eles estão as câmeras sob a carroceria, com visão próxima do cárter e do diferencial traseiro.

Trata-se de um recurso que facilita a vida de quem trafega por trechos sinuosos e com muitos obstáculos. Ter a visão do que acontece debaixo do assoalho pode evitar colisões e danos que podem danificar severamente a picape. Ao todo são 10 câmeras que cobrem diversos ângulos em volta da picape.

A versão ATX ainda conta com suspensão elevada em 7,5 cm, para ampliar a capacidade de transposição em trechos irregulares, e poderá ser equipada com guincho, pneus todo-terreno e até barra de luz de LED de 30 polegadas, montado junto ao para-choque, que amplia o raio de visão em condições de baixa luminosidade, dentre outros itens para quem encara desafios no mato.

Sob o capô, o destaque é o novo motor 2.7 turbo de 310 cv e 59 kgfm de torque, que garante um comportamento espetacular, dentro e fora da estrada. O conjunto é completado com transmissão automática e tração 4x4, acompanhada de seletores eletrônicos de terreno.

A GMC definitivamente não faz parte dos planos da General Motors do Brasil, mas a picape certamente trará recursos que irão figurar na próxima geração da S10 brasileira, como quadro de instrumentos digital, assistentes de condução mais sofisticados e demais itens fazem falta na veterana.

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